Com Calila Noticias
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/02/2025 às 18:09
`Protesto em Coité com paralisação parcial
Foto: CN
Coité – Funcionários da COELBA se manifestam ‘por conta da perversidade que a empresa está fazendo com a classe trabalhadora’
Manifestação acontece em todo estado, segundo um delegado sindical que veio à cidade
Cerca de 15 funcionários da Neoenergia Coelba lotados na base de Conceição do Coité estão realizando uma manifestação neste momento e contam com a presença do delegado do Sindicato dos Eletricistas, Dieggo Borges. Segundo ele, o manifesto nesta quarta-feira, 13, acontece em toda Bahia “por conta da perversidade que a empresa Neoenergia Coelba está fazendo com a classe trabalhadora, querendo retirar nossos direitos acordados em ACT ( Acordo Coletivo de Trabalho)”, afirmou.
Segundo o delegado, o ‘dia ponte’ é assunto principal, dia que antecedi um determinado feriado, “e ela [empresa] arbitrariamente quer descumprir esse acordo. Hoje pela manhã, às dez horas, irá acontecer audiência pública no MP [Ministério Público Estadual]” para tratar do assunto.
Ainda de acordo com Dieggo, o carnaval é outro ponto que, há 30 anos, as turmas comerciais têm folga “e a empresa, com sua perversidade, quer retirar também, lembramos que as turmas de manutenção trabalham normal para garantir um funcionamento do sistema durante os festejos”.
A categoria vai aproveitar o momento para falar sobre assédio moral, carro sucateados, demissão dos funcionários mais antigos, uso obrigatório do celular particular, falta de material, deixar de pagar sobreaviso, “por uma empresa que tem lucro de mais de 5 bilhões”, finalizado o delegado sindical que ressalta que esta manifestação não é greve e nem paralisação, ocorre enquanto aguarda a reunião no MP.