Começa nesta quarta-feira, 11, a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que reúne agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais dos 27 territórios de identidade do estado, incluindo os grupos produtivos apoiados pelo Bracell Social - programa de investimento social privado da Bracell – no Litoral Norte e Agreste Baiano.
O evento estará aberto ao público até domingo, 15, no Parque Costa Azul, em Salvador. A feira, que é uma iniciativa do governo do estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), terá ainda eventos paralelos voltados para formação dos agricultores, além de fóruns de participação social com o objetivo de debater temas relevantes para o fortalecimento da agricultura familiar.
Pela segunda vez, o Território do Litoral Norte e Agreste Baiano elege a Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba) – que conta com o apoio da Bracell para o desenvolvimento e capacitação nas atividades de meliponicultura e apicultura – para ser a responsável pela gestão do espaço que estará comercializando os produtos dos empreendimentos selecionados da região.
Para essa edição, o público poderá conhecer algumas novidades apresentadas pelos grupos do Litoral Norte, como o vinho de mel misto, cerveja IPA de mel, vinho caramelizado com jenipapo e mel e coquinho crocante com chocolate e mel, feitos pela Ajarquiba, além da cocada com brigadeiro de aipim, desenvolvida pelo grupo produtivo Delícias da Prata, formado por membros da Associação de Agricultores Familiares e Mulheres Empreendedoras do Povoado da Prata e Região (Afamep), de Entre Rios.
Fomento a Negócios de Impacto
Driele Coutinho, analista de Responsabilidade Social da Bracell, destaca que os grupos produtivos que participam da feira receberam suporte do Programa Fomento a Negócios de Impacto, desenvolvido pelo Bracell Social na Bahia. “Ao todo, 19 empreendimentos foram assessorados para regularização de seus produtos, incluindo aspectos como adequação de rotulagem, código de barras e informação nutricional, seguindo as normativas sanitárias”, informa.
Dentre grupos apoiados pela Bracell estão os das comunidades rurais da Prata e de Massarandupió, de Entre Rios; Piaçava e Cachoeira do Ninizio (Esplanada); Dona Maria (Olindina); Mato Limpo (Araçás); e Cangula e Rio Branco, ambas de Alagoinhas. Os demais grupos que receberam suporte da empresa foram Coopama (Alagoinhas), Associação dos Agricultores da Comunidade do Raposo (Araçás), Associação de Desenvolvimento Comunitário da Pindoba (Rio Real) e Associação dos Produtores Rurais do Riachão do Pereira (Catu).
“O Programa de Fomento a Negócios de Impacto se insere como uma das estratégias da Bracell que visa desenvolver e fortalecer as atividades produtivas locais, fomentando o empreendedorismo e associativismo no território. Com isso, a iniciativa contribui para a geração de renda e, em especial, para a autonomia das mulheres”, explica Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da empresa, destacando que duas das metas do compromisso Agenda 2030 Bracell têm como objetivos contribuir para o incremento de renda das famílias participantes de seus projetos sociais e estimular o empoderamento feminino.