Bahia

SERRINHA E REGIÃO DO SISAL ENFRENTAM SECA E RACIONAMENTO DE ÁGUA

O Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue atendendo à população neste mês de novembro. Desta vez a ação acontece no Largo do Bonfim até sábado, 23
Tasso Franco ,  Salvador | 21/11/2024 às 18:20
Água da Embasa só cai nas casas em Serrinha de 3 em 3 semanas
Foto: BJÁ
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A região do Sisal - mais de uma dezena de municípios - enfrenta uma seca braba no interior do seu território e racionamento de água potável da Embasa nas cidades. Os deputados estaduais da região - são vários - nada comentam na Assembleia Legislativa. É um silêncio estarrecedor. Todos são da base governista e nada falam nem cobram. Paciência. 

  2. Em Serrinha, a água da Embasa só cai nas casas uma vez ao mês. Segundo informes chegados ao BJÁ tem duas semanas que não cai. Quem tem tanque de armazenamento e sabe racionar a água se safa e quem não tem sofre.

  3. A situação nos municípios que dependem da água a partir de Serrinha, da fonte subterrânea de Biritinga, a situação é bem pior. 

  4. Em Salvador, O fornecimento de água foi interrompido hoje desde às 8h, em bairros do subúrbio da capital e localidades de Simões Filho, na região metropolitana. O serviço será suspenso por causa de uma manutenção preventiva em equipamentos do sistema de abastecimento.

  5. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o serviço vai afeta as seguintes localidades:
Alto da Terezinha, Coutos, Fazenda Coutos, Moradas da Lagoa, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Praia Grande,
São Tomé, Ilha de São João e Vila Naval de Aratu, em Simões Filho, na RMS.

  6. A Embasa informou que a previsão é que o serviço seja concluído no final da noite do mesmo dia 21 quando o abastecimento será retomado nas áreas afetadas, de forma gradativa. A normalização do fornecimento deve ocorrer nas 24 horas após o fim do serviço.

  7. De acordo com a empresa, o retorno da água sempre ocorre aos poucos, porque é preciso encher novamente as tubulações e ganhar pressão na rede distribuidora para alcançar os pontos mais altos.

  8. A Embasa recomenda que a população reserve e utilize a água armazenada com economia até que a situação esteja totalmente normalizada. O abastecimento alternativo por carro-pipa pode ser solicitado através do teleatendimento 0800 0555 195, com prioridade para hospitais, postos de saúde e escolas.  
                                                                                           ***
  9. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 ficará com a central telefônica fora do ar temporariamente nesta sexta (22). A suspensão acontecerá entre a meia-noite e 3h, para manutenção na rede de informática. 

  10. Até a normalização do serviço, quem precisar acionar o SAMU deve fazer a ligação para Central Telefônica da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos números 190 ou 193. Ou seja, para garantir o funcionamento ininterrupto do serviço à população, o SAMU reforçará o quantitativo de médicos reguladores na Central de Operações e Inteligência (COI), onde ficam representantes dos bombeiros e da polícia.
 
  11. Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a Semana do Doador, que acontece de 25 a 30 de novembro, celebra o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba. Neste ano, o cantor Tatau, ex-vocalista da banda Araketu, será o embaixador da campanha, que terá em sua programação, nas unidades da capital e no interior, apresentações musicais, distribuição de brindes, estandes de maquiagem e artesanato. 

  12. A Semana Nacional do Doador acontece em todos os hemocentros do país, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. A data tem o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.

  13. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. 

  14. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte. “Não existe outra maneira de se conseguir os hemocomponentes e os hemoderivados para o tratamento dos pacientes senão através da doação de sangue. 

  15. A Hemoba é a intermediária entre o doador e o paciente. Sem o doador, a Hemoba perde a razão de ser. Por isso que na Semana do Doador temos a satisfação de homenagear e agradecer aos doadores de sangue”, declara Luiz Catto, diretor geral da Fundação.

  16. Aniversário da Hemoba – Neste ano, a Hemoba completou 35 anos de fundação. Criada em 26 de julho de 1989, ainda nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador, com o objetivo de exercer as atividades de hematologia e hemoterapia em todo estado da Bahia, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa, diretamente ou mediante convênios ou contratos com entidades públicas e particulares sem fins lucrativos. ]

  17. Em 15 de março 1993, com a construção do Hemocentro Coordenador, a Hemoba ganhou uma nova sede na capital baiana. Desde então, com a política de regionalização da Secretaria da Saúde, foram implantadas 5 unidades hemoterápicas na capital e 21 unidades em diversas regiões do interior do estado, além de três unidades móveis de coleta.

  18. O Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue atendendo à população neste mês de novembro. Desta vez a ação acontece no Largo do Bonfim, no estacionamento em frente à Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, até o próximo sábado (23). 

  19. Esta é uma iniciativa que oportuniza qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a oferta de exames e consultas realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados.

  20. Os serviços são oferecidos através de demanda espontânea, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 13h, não sendo necessária a marcação prévia. Os interessados devem comparecer ao local munidos do documento de identificação com foto, Cartão SUS e guia de solicitação nos casos necessários. Caso não tenha requisição, o paciente passará por consulta clínica no próprio local e realizará os exames.

   21. O segurança Eder dos Santos, de 43 anos, foi um dos pacientes que aproveitou a manhã desta quinta-feira (21) para garantir o atendimento. “Estive aqui ontem, realizei vários exames e hoje retornei para uma consulta com o médico clínico. 

  22. O atendimento foi ótimo, nota dez. É muito importante esse tipo de ação porque algumas pessoas não têm acesso, não podem pagar os exames e as consultas e aqui está tudo disponível, é uma facilidade para todos nós”, declarou.

   23. No local, os cidadãos poderão realizar consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, como USG abdômen total, USG mama bilateral, USG tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG pélvica (ginecológica), eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma transtorácico e mamografia bilateral. Além destes atendimentos, são realizados realizado preventivo, atendimentos odontológicos e agendamento para raio-x, bem como a captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas e urológicas. No sábado (23), os pacientes homens que forem em busca de atendimento poderão realizar ainda consultas com urologista e USG de próstata.

   24. Segundo a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara, o projeto possibilita maior comodidade aos pacientes, uma vez que encontram os serviços de saúde disponíveis perto de casa, além de uma série de outros benefícios. 

  25. “Com as unidades móveis itinerantes conseguimos chegar mais perto da população e isso nos permite garantir o acesso à saúde, conforto e maior praticidade. Além disso, também é possível identificar diagnósticos com mais facilidade, reduzir o absenteísmo (ausência em consultas) e até mesmo atender em horários alternativos”, contou.

  26. Desde o lançamento, em abril de 2023, o Programa Saúde nos Bairros já percorreu mais 114 localidades e realizou mais de 1,6 milhões de atendimentos no total. Além do Bonfim, o serviço também está acontecendo nos bairros de Coutos, Resgate e Boca da Mata até o próximo dia 29.