Bahia

SOAMAR FAZ VISITA TÉCNICA A BASE NAVAL DE ARATU, POR JULIVAL GOES

Limitada pela praia de Inema (uma das .ais belas do Brasi e pela Baía de Aratu, conta com modernos equipamentos e instalações para reparos de embarcações de grandes portes, contando com o dique seco
JULIVAL GOES , Salvador | 14/10/2024 às 09:46
Sociedade dos Amigos da Marinha na Base de Aratu
Foto: DIV
  
    Na última sexta feira, um grupo da Soamar- Sociedade de Amigos da Marinha, a nossa presidida pelo desembargador Balthazar Miranda Saraiva, tendo como vice ao empresário Santiago Campo, e as SOAMAR do Maranhão, Sergipe, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, liderado pelo vice almirante Cambra do Segundo Distrito Naval, presente o Capitão dos Portos, GAGNO, durante todo o dia, visitaram as instalações técnicas sitas a Base Naval de Aratu, constatando em consequência a pujança na nossa Marinha do Brasil, quanto aos seus principais o bjetivos.

  "Garantindo da terra a segurança no Mar." Assunto que demandaria longo espaço para se informar quanto ao mínimo, sugerimos a sociedade em geral e a as autoridades em especial, olharem de modo mais acurado (sem juízo de valor), para os eficazes benefícios que nossa Marinha do Brasil, presta em toda nossa Amazônia Azul : economia do mar, proteção à nossa nação, salva guarda vidas humanas quando ameaça adas de mortes no mar sem fim, combate com prisões de traficantes.

   Na base de Aratu há um veleiro e uma escuna apreendidos, fiscalização da pesca ilegal (chineses chegando criminosamente)  poluição, desarmamento de Minas, (um espetáculo o módulo operantes) e tantas outras ações inerentes. A BNA ocupa uma área bem conservada ambientalmente e seguramente protegida contra qualquer tentativa predatória, medindo 3.500.000,00m2 ou 350 hectares. 

  Limitada pela praia de Inema (uma das .ais belas do Brasi e pela Baía de Aratu, conta com modernos equipamentos e instalações para reparos de embarcações de grandes portes, contando com o dique seco( magnífico empreendimento construído há pouco mais de 44 anos) capacidado a receber embarcacoes de até 220 metros de comprimento. Aliás, uma meritória obra que engra dece ao Brasil e em especial a Bahia que atende a navios de estados outros. 

  Em apoio a certos serviços há a ENGEPRON e também o estaleiro AB -Aleixo Belov. Quanto ao estaleiro Paraguacu, cresce a expectativa da sociedade em torno do mesmo, o qual se concretamente construído, haverá de contribuir para alavancar a economia do mar com seus reflexos a toda sociedade. Para os que nao sabem, a Marinha do Brasil conta em seus quadros com crescente participação de mulheres, havendo três inclusive tendo alcançado o posto máximo do almirantado. 

   Também com potenciais e crescentes possibilidades quanto ao comando de navios, submarinos em condições de igualdade com os homens. Preocupação crescente da sociedade sem coloração partido ideológica, pede as atenções dos políticos em geral e do congresso em especial ( deputados Federais e Senadores), quanto ao corte de verbas contra as forças armadas em geral e a nossa Marinha do Brasil, em especial. É importante salientamos que a nossa AMAZONIA AZUL com seus 5.752.000 00 k2 ( MAIOR DO QUE A METADE DO TERRITIRIO BRASILEIRO,) é de vital importância aos nossos meios de importação e exportação, por onde trafegam 85% de bens e serviços . Dentre outros palestrantes,.o anfitrião vicealmirante Antônio Carlos Cambra e o diretor de Comunicação Social da Marinha, contra almirante Alexandre Pavoni.