Aconteceu uma pequena evolução da Bahia na nota do IDEB para 3.7 bem abaixo de PE, PI e AL estados do Nordeste
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/08/2024 às 18:37
Bahia melhora nota para 3.7, 2023; era de 3.5 em 2021
Foto: Matheus Pereira
Somente três redes estaduais do país atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 no ensino médio, a etapa mais desafiadora do país. Nessa lista, estão Goiás, Pernambuco e Piauí. A meta Brasil é 4.1 e a Bahia atingiu 3.7 ao lado do Amazonas, Sergipe, Maranhão e Distrito Federal. Goiás foi o campeão com 4.8
As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Por conta da pandemia, o objetivo estabelecido para 2021 foi postergado sem ter sido revisto pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta, agora, discute mudanças do Ideb para os próximos anos, como a fórmula do cálculo e o estabelecimento de novas metas.
Estados como Espírito Santo, Paraná, Ceará e Pará têm notas até maiores do que o Piauí. No entanto, não bateram a meta de 2021 estabelecida em 2007 para eles.
Entre 2020 e 2021, o país viveu boa parte do ano escolar com colégios fechados por conta da pandemia de Covid-19. Especialistas em educação apontam que esse evento pode ter prejudicado a trajetória de alguns estados para alcançar a meta.
Já Rio e São Paulo tiveram desempenho muito abaixo do esperado. O estado governador por Cláudio Castro voltou para a penúltima posição do país, o que aconteceu em 2011. A meta de 2021 era de 4,6 e o RJ atingiu 3,3, valor previsto para 2013 e que deveria ter sido superado desde o 2015.
Já São Paulo ficou com 4,2, a 9ª maior nota do país, mas longe da meta de 5,1 e ainda viu um recuo dos patamares pré-pandemia. Em 2019, o estado tirou 4,3. O estado do governador Tarcísio de Freitas tinha o desafio de atingir 4,2 em 2015.
Em nota, a secretaria estadual de SP informou que esses resultados "reforçam o diagnóstico feito pelo governo do Estado no início da gestão, que aponta defasagem na aprendizagem e a necessidade de implementar medidas para recuperar o déficit acumulado ao longo da pandemia e que ainda reflete nas avaliações dos alunos da rede" e que "as principais ações nesse sentido foram implementadas a partir do segundo semestre do ano passado".
O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados. . Em conjunto, as redes estaduais brasileiras tiraram nota 4,1. A meta era 4,9.
A principal estratégia do país para melhorar o ensino médio é a reformulação do modelo. Em 2017, o governo do presidente Michel Temer aprovou uma reforma implementada a partir de 2022. Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou mudanças neste modelo após diversas críticas.
O Novo Ensino Médio, no entanto, ainda não teve impacto nos resultados do Ideb anunciados nesta quarta-feira na maior parte dos estados. O indicador avalia apenas os alunos do 3º ano do ensino médio e apenas São Paulo implementou o novo modelo em toda a rede em 2021.
NOTA DA SEC BAHIA
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (14), confirmam que a Bahia avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2, com relação ao desempenho dos colégios de ensino médio estadual. Ainda abaixo da média nacional 4.1
“Os resultados mostram que o trabalho que vem sendo desenvolvido é acertado. O cenário ainda é desafiador, principalmente no pós-pandemia, mas o Governo do Estado tem feito investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes, o que nos faz ter a certeza de resultados ainda melhores daqui para frente”, destacou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.
Esse avanço é reflexo de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de ensino, nos investimentos na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual de ensino, na valorização do seu quadro profissional e no olhar cuidadoso para as necessidades básicas da comunidade escolar. A redução do abandono escolar de 11,5% (2021) para 5% (estimado) (2023) foi possível graças ao trabalho de busca ativa por estudantes que deixaram de frequentar as aulas e o investimento na assistência estudantil, que vai desde a oferta de transporte escolar seguro, a garantia de boa nutrição, com a oferta de alimentação escolar de qualidade, e o auxílio financeiro, através do Programa Bolsa Presença, para que os estudantes não abandonem a escola em troca de subempregos.
Recuperação da aprendizagem
A recuperação da aprendizagem no pós-pandemia foi possível graças aos investimentos do Governo do Estado nas avaliações diagnósticas que medem o nível de conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e permitem identificar fragilidades e traçar estratégias para auxiliar os estudantes na conquista do sucesso escolar, bem como na elaboração de materiais didáticos voltados para a recomposição das aprendizagens, no apoio pedagógico personalizado e na disponibilização de tecnologia, como os mais de 150 mil tablets entregues aos estudantes para uso pedagógico.
Anderson Passos, presidente da Undime Bahia (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), afirma que a nota do Ideb não pode ser concebida apenas como uma avaliação, mas como um ponto de partida. “Estamos vivendo uma curva relacionada aos resultados do Ideb, desde a pandemia e, agora, com a pós-pandemia, tentando continuar com um caminho de avanço que estávamos antes desse período. Agora, vamos para uma análise mais detalhada dos nossos índices para que possamos aprender juntos com as experiências exitosas, com os municípios que cresceram e dar continuidade em todo esse processo.
Educação integral
Essas ações são cruciais para o aprimoramento do aprendizado dos estudantes. A ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas estaduais, com a oferta de ensino em tempo integral, tem sido uma das estratégias que contribuem para o avanço no Ideb. Por meio do Educa Mais Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferta oficinas educativas de artes, esportes, música e de fortalecimento das aprendizagens. Outro programa de destaque é o Mais Estudo, através do qual os monitores dão reforço escolar aos colegas e recebem uma bolsa de R$ 150 mensais, durante a sua vigência. Até o momento, 46.019 alunos já estão atuando, o que representa R$ 6,7 milhões investidos no mesmo período.