Bahia

SINTRAL FAZ ACORDO PARA EVITAR PARALISÃO DE TERCEIRIZADOS EDUCAÇÃO BA

Com informações do Sintral
Tasso Franco , Salvador | 25/03/2024 às 11:02
Terceirizados da Educação no Estado fazem paralisação
Foto: SINTRAL
      A paralisação iniciada nesta segunda-feira (25) pelos trabalhadores terceirizados da Educação Estadual da Bahia encontra-se em um momento decisivo após a reunião entre a Secretaria Estadual de Educação, representada pela Secretária Adélia Pinheiro, e líderes sindicais, incluindo Mauricio Roxo, presidente do SINTRAL Bahia (que representa dos terceirizados), e Marcelo Carvalho, presidente da UGT Bahia. O encontro, ocorrido no domingo (24), buscou soluções para os atrasos salariais e outros benefícios pendentes.

A diretora do SINTRAL, Maria de Lourdes, afirmou durante a reunião que todos devem receber os atrasados. A empresa Confiança, uma das contratadas para prestar serviços nas escolas estaduais, apresentou documentação que comprova a regularização de salários, vale-alimentação (VA) e vale-transporte (VT) para 95% dos colaboradores. Ficou acordado que tais documentos seriam encaminhados ao SINTRAL para avaliação por seu departamento jurídico.

Além disso, a Secretaria comprometeu-se a fiscalizar e cobrar a completa regularização das pendências restantes até a próxima quarta-feira, 27/03/2024. Também foi assegurada uma nova reunião para esta segunda-feira, dia 25/03, na sede da Secretaria, para a apresentação detalhada das medidas tomadas.

Em relação aos funcionários vinculados à Empresa CSH, foi reportada a regularização integral dos pagamentos aos 685 funcionários alocados em Salvador, sem registros de inadimplências até o momento.

Diante dos avanços significativos na resolução das questões salariais, o SINTRAL se comprometeu a levar as novas informações aos trabalhadores em assembleia ainda no dia 25/03, para avaliação e possível término da greve. O diretor jurídico da entidade, Antonio Marcos, esteve na reunião e deve avaliar a documentação apresentada.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reiterou sua disposição ao diálogo contínuo com o SINTRAL e os trabalhadores, buscando garantir a transparência e o atendimento às demandas dos terceirizados, essenciais para o funcionamento do sistema educacional baiano.