Bahia

FEIRA: PREFEITURA INSTALA FIBRA ÓTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Prefeito autoriza obras de quadras esportivas e instalação de fibra ótica em escolas municipais
Tasso Franco , Salvador | 02/12/2023 às 09:10
Solenidade com o prefeito Colbert Martins Filho
Foto: ACM
   Nesta sexta-feira (30), o prefeito Colbert Martins Filho assinou as ordens de serviço para a construção de 21 quadras poliesportivas e implantação de rede de fibra óptica (cabeamento de rede) nas escolas municipais. São mais de 30 milhões investidos nos dois projetos. 

As quadras poliesportivas vão seguir padrões de pequeno, médio e grande porte, em 21 escolas municipais entre sede e distrito. Entre as unidades contempladas estão Comendador Jonathas Telles de Carvalho (Conceição), Ernestina Carneiro (Rua Nova) e Álvaro Pereira Boaventura (distrito de Bonfim de Feira). Cada uma das três empresas, que participou do processo licitatório, ficará responsável pela construção de sete quadras. A previsão é que os espaços sejam entregues no início do segundo semestre de 2024. 

O acesso à internet nas escolas municipais também será inovado. Uma cibervia, com 160 quilômetros de fibra ótica, vai conectar alunos e escolas. As 213 unidades escolares do município serão atendidas com 2 mil pontos de rede espalhados, que terão 1 gigabyte de velocidade.

“Estamos ampliando as condições para incentivar e promover o esporte nas escolas municipais com a construção de 21 quadras poliesportivas. A prática esportiva traz vários benefícios ao desenvolvimento do estudante e este é um dos nossos compromissos. Além disso, estamos autorizando também a implantação de uma rede de alta velocidade de internet também para atender as unidades escolares. Postos de saúde, unidades de saúde, PSFs, UPAs, CRAS, CREAS, que estiverem no trajeto dessa rede também terão acesso”, explica o prefeito Colbert Martins Filho. 

Durante o evento, a secretária de Educação, Anaci Paim, destacou que o cabeamento de rede vai otimizar a rotina escolar e qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.

“A implantação da fibra ótica consolida o nosso compromisso com a mediação tecnológica nas escolas municipais, visto que a utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar faz parte da rotina da Educação Municipal. Além disso, estarão aptas a usar recursos de vídeoconferência, conectar mais equipamentos que necessitem de rede com alta velocidade e poderão sistematizar dados com mais rapidez, à exemplo das matrículas”