Bahia

EUCLIDES DA CUNHA: PREFEITO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DE MEL

Prefeito autoriza construção de três unidades de beneficiamento de mel em Euclides da Cunha
Ascom Euclides da Cunha , Euclides da Cunha | 17/11/2023 às 18:40
Prefeito autoriza construção de três unidades de beneficiamento de mel em Euclides da Cunha
Foto: Divulgação

O prefeito Luciano Pinheiro, juntamente com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Maria Djalma Abreu, assinou a ordem de serviço autorizando a construção de três unidades de beneficiamento de mel no município. Com investimento próprio na ordem de R$300 mil, as estruturas serão instaladas nas comunidades de Serra Branca e Varzinha, Muriti e Curralinho II.

A secretária, que coordena o projeto SóAPIS, iniciativa do município para organizar a cadeia produtiva do mel e gerar trabalho e renda, disse que o momento representa mais uma grande vitória para os apicultores. “Com certeza, a partir de agora nós vamos alavancar ainda mais a atividade, com estas estruturas que serão montadas para beneficiar o mel em Euclides da Cunha. É um dia especial”, disse.

Quem também está celebrando a novidade é o apicultor euclidense Edenilson Miranda, beneficiado pelo SóAPIS. “Para mim a apicultura está sendo uma coisa fascinante na minha vida, estou me apaixonando a cada dia. Não vou dizer que vivo da apicultura, ainda, porque viver é uma coisa e sobreviver é outra. Hoje eu posso dizer que sobrevivo da apicultura, é tanto que, graças a Deus, primeiramente, e às abelhas eu conquistei a minha casa e estou muito feliz, muito satisfeito mesmo”, revela.

Embora os números oficiais apontem para outros municípios da região, é de Euclides da Cunha de onde sai a maior produção de mel. Pelo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 80 toneladas do produto extraídas anualmente. Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses, mas a produção não é contabilizada como local.

Com a construção das unidades, essa realidade vai mudar, principalmente porque elas serão certificadas pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o que amplia as oportunidades e abre mercado para comercialização. “Esse governo constrói uma sociedade mais justa com várias mãos, e essa união tem feito a diferença. Esse presente é para todos vocês, e que vocês façam bom uso. Que daqui vocês possam criar suas famílias, possam se desenvolver e também desenvolver a economia do seu povoado”, disse o prefeito.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu durante o 3º Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha, que aconteceu no município no dia 09 de novembro com a presença de centenas de apicultores locais, de diversas cidades da Bahia e dos estados de Sergipe e Pernambuco.