Bahia

CASOS DE DENGUE AUMENTAM 35,7% NA BAHIA

O mais novo imunizante disponível no país, a Qdenga, tem eficácia geral de mais de 80% e reduz as hospitalizações em 90%
Juracy dos Anjos , Salvador | 16/11/2023 às 18:35
Mosquito da dengue
Foto: Shutterstock

A Bahia registrou, até o último dia 4 de novembro, 46.234 casos prováveis de dengue no estado, o que representa um incremento de 35,7%, se comparado com o mesmo período de 2022, quando foram notificadas 34.063 ocorrências. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Diante deste cenário e do Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, celebrado neste domingo, 19, o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, recomenda a adoção de algumas medidas importantes, como a vacinação, que ajuda a prevenir o agravamento nos casos da doença, que já matou 17 pessoas este ano na Bahia. 

 

Disponível no Brasil desde junho deste ano, a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, foi a primeira autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação tanto em pessoas que nunca tiveram dengue como em quem já teve a doença. O imunizante está disponível na rede privada. “A vacina é muito eficiente e segura e ajuda a prevenir mais de 80% dos casos gerais de dengue e reduz em 90% as hospitalizações”, destaca Bastos, acrescentando que a Qdenda protege contra os quatro tipos do vírus (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), sendo que as dos tipos 1, 2 e 4 são as mais comuns no Brasil. 

 

O infectologista ainda alerta para outras medidas mais cotidianas que podem ser adotadas pela população e que auxilia no combate ao Aedes aegypti, que é responsável por transmitir outros dois arbovírus: zika e chikungunya. “Com as chuvas e estações mais quentes, como a primavera e verão, aumentam o risco de proliferação do mosquito por conta de água parada, que é o cenário ideal para a reprodução deste inseto. Por isso, livre-se de objetos que acumulam água parada, como latas, potes e pneus, assim como armazenar garrafas da forma correta, com a boca para baixo, e evitar a contaminação de calhas, deixando-as desobstruídas e livres de folhas e galhos, e de caixas-d'água, cobrindo-as adequadamente”, orienta.  

 

Exame unificado  

 

O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames. Conforme explica o médico, o teste rápido para antígeno dengue (NS1, anticorpos IgG e IgM) tem resultado em até um dia útil. Já a detecção e tipagem do vírus da dengue por PCR tem resultado em até sete dias úteis. O Sabin Diagnóstico e Saúde oferece ainda o PCR combo, que detecta três vírus – dengue, zika e chikungunya – com resultado em dois dias úteis.

 

De acordo com o especialista, dentre os exames disponíveis para detecção da doença, o PCR combo oferece o diagnóstico mais amplo. “Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar nos primeiros dias da doença, qual dos três vírus acomete o paciente, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada uma; ou seja, com uma única amostra é possível pesquisar os três vírus”, destaca. 

 

Para fazer o exame, é coletado o sangue do paciente, com o resultado sendo entregue entre três e quatro dias. Segundo a coordenadora do Núcleo Técnico Operacional do Sabin, Híbera Brandão, antes, os pacientes precisam fazer exame específico para cada vírus, o que acontecia após 10 dias das primeiras manifestações.  “A tecnologia que usamos neste teste unificado proporciona mais rapidez e eficiência, porque apresenta mais sensibilidade e especificidade, auxiliando o médico a orientar o paciente já no início das manifestações, o que pode evitar complicações”, pontua.  

 

Sobre o Grupo Sabin  

 

Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  

  

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.    

  

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.     

  

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia   

No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.