Bahia

JOVENS DE MORPARÁ TRANSFORMAM APICULTURA EM OPORTUNIDADE E RENDA

Jovens da comunidade rural de Morpará transformam apicultura em oportunidade e renda no campo
ASCOM CAR , Salvador | 09/11/2023 às 15:44
Jovens de Morpará transformam apicultura em oportunidade e renda
Foto: Geraldo Carvalho

Na comunidade de Bandarra, localizada no município de Morpará, com seus pouco mais de oito mil habitantes, a apicultura se tornou uma atividade predominante, e os jovens locais encontraram uma fonte potencial de renda, garantindo sua permanência no campo. 


Esse novo horizonte foi potencializado com a entrega de kits produtivos, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico). Esses kits incluem uma série de equipamentos essenciais, como caixas, melgueiras, fumegadores e equipamentos de proteção individual. 


O resultado do esforço desses jovens é notável. Das 100 toneladas de mel produzidas anualmente em Morpará, 70 toneladas vêm de Bandarra. Eles chegam a colher 1.500 quilos de mel por dia na época da colheita. Isso se traduz em uma renda substancial de 700 mil reais por ano para os produtores. 


A apicultura se tornou uma atividade crucial para a sustentabilidade econômica da região. O mel é extraído na Casa de Extração de Mel, construída na própria comunidade com o apoio da CAR. Após a remoção, o mel é transportado para o entreposto da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), em Ibotirama . Esse entreposto, inaugurado pelo Governo  do Estado em 2023, é o ponto de partida para a comercialização do mel, que chega aos mercados com a marca Velho Chico. 

Jovany Donato de Novaes, um dos jovens envolvidos, expressou sua gratidão pelos kits produtivos que ajudaram a expansão da apicultura na região. "Os kits chegaram no momento certo e nos permitiram multiplicar nossas colmeias. A apicultura é uma paixão para mim, uma grande oportunidade de desenvolvimento, preservação do meio ambiente, de conhecimento e uma fonte de renda confiável”.  


Cássio Queiroz Barreto, também um membro ativo na apicultura conta que começou sai jornada em 2017, mas enfrentou desafios no início, incluindo uma estiagem e a falta de experiência. “Depois de uma pausa, voltei determinado a investir na apicultura novamente, e os kits foram essenciais para isso. O investimento em apicultura é alto, mas vale a pena, e eu sempre quis ficar aqui, perto da minha família e amigos”.  


As histórias de Jovany e Cássio demonstram o potencial da agricultura familiar e da apicultura para criar oportunidades e renda nas comunidades rurais, permitindo que jovens permaneçam no campo e prosperem e o apoio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), desde a base produtiva até a comercialização do mel tem sido um pilar essencial para o sucesso da apicultura na região. Esse suporte abrange a capacitação dos apicultores, o fornecimento com equipamentos e o estabelecimento de parcerias comerciais. Tudo isso, junto com o envolvimento dos jovens apicultores, criou uma indústria de mel próspera em Bandarra e região.