Bahia

LAURO: POPULAÇÃO COMPARECE A 3ª AUDIÊNCIA DO OP EM AREIA BRANCA

Lauro: Mais de cem pessoas comparecem a 3ª audiência do Orçamento Participativo em Areia Branca
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 04/08/2022 às 11:48
Mais de cem pessoas comparecem a 3ª audiência do Orçamento Participativo em Areia Branca
Foto: Danilo Magalhães

O pátio principal da Escola Municipal Edvaldo Boa Ventura, localizada no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, recebeu na noite desta quarta-feira (03) mais de cem moradores, que opinaram através de críticas e sugestões, em mais uma audiência do Orçamento Participativo (OP). A reunião é realizada anualmente pela Prefeitura através do Gabinete da Prefeita e Secretaria Municipal da Fazenda. Durante a terceira oitiva, as principais propostas apontadas pelos moradores foram saúde, transporte e pavimentação.

 

Realizado no município desde 2005, com uma breve suspensão no período da pandemia, o OP é o espaço democrático onde a população tem a oportunidade de indicar em quais áreas devem ser investidas prioritariamente a receita municipal. "Estamos aqui para ouvir a população e elencar as propostas. Muitas coisas nós já fizemos, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, porém temos a certeza que tudo que foi realizado pela nossa gestão em Lauro de Freitas foi através das sugestões coletadas nestas audiências. Essa é uma prática nossa, aqui quem decide é o povo desta cidade", afirmou a prefeita Moema Gramacho.

 

A gestora acompanhou a audiência ao lado do corpo de secretários municipais, vereadores e do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro. A estratégia consiste em trazer o máximo de respostas em relação ao que é possível ser feito e os encaminhamentos do que já está em curso. "Somente este ano trouxemos para esta localidade uma unidade do CRAI (Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante) porque atualmente temos residindo aqui mais de 200 pessoas oriundas de outros países e lá elas recebem orientações jurídicas e sociais. Também implantamos o Primeiro Núcleo de Apoio e Atendimento à Mulher, com a Sala Lilás, destinada às mulheres desta região que muitas vezes não podem se deslocar até a Secretaria de Políticas para Mulher e tem neste lugar os mesmos serviços", informou Moema.

 

A prefeita trouxe informações do que está prestes a ser iniciado e entregue. A exemplo do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) com previsão de conclusão das obras até o final deste ano, do novo local para o Pronto Atendimento médico de urgência e emergência que passará a funcionar no Miranda Center, da solicitação feita pelo município para implantação de um Colégio de segundo grau com a indicação da Escola Amaury Montalvão, no Capiarara, para alternar os turnos entre o ensino fundamental e médio e da transformação do Pronto Atendimento do Jambeiro em unidade mista, ou seja, atendendo como Unidade de Saúde da Família e Urgência e Emergência.

 

As audiências do OP apontam o que deve ser realizado durante o ano seguinte. Ao todo serão oito reuniões em bairros diferentes. Já foram ouvidas as populações de Itinga, Vida Nova e agora Areia Branca. Além de ouvir as demandas da população, durante as audiências são eleitos os delegados do OP. Estas pessoas serão representantes responsáveis pela fiscalização das obras em seus bairros e de apresentar as demandas de seus pares. Na audiência de Areia Branca foram eleitos seis delegados, entre eles, dona Hilda Davi que mora no bairro de Areia Branca há 25 anos. "Aqui todo mundo me conhece e me procura. Sempre fui interessada em resolver os problemas da minha comunidade e agora minha expectativa é de que através do OP tenhamos mais avanços", falou Hilda Davi.