Bahia

LAURO: PRIMEIRO DIA DO SÃO JOÃO É MARCADO POR TRANQUILIDADE E ANIMAÇÃO

Primeiro dia do São João de Lauro de Freitas é marcado por tranquilidade e público animado
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 23/06/2022 às 08:09
São João de Lauro de Freitas
Foto: Wandaick Costa

A alegria dos festejos juninos voltou a tomar conta de Lauro de Freitas. O primeiro dia oficial do Arraiá de Ipitanga 2022 garantiu a presença de grande público na Praça da Matriz, localizada no centro da cidade. Já subiram ao palco da Arena Domingos Balaieiro os artistas Valdir Júnior, Estakazero e Isahias Sampaio. A programação ainda conta com Escandurras, Edu Casanova e Tenison Del Rey. Além das atrações musicais, o Arraiá conta com uma Feira Junina, com artesanato, bebidas e comidas típicas da época. A festa começou hoje (22) e segue até sábado (25). O acesso é gratuito.

O artista Valdir Júnior foi o primeiro a subir no palco e convidar o público para o arrasta-pé. Com 22 anos de carreira, nascido em Lauro de Freitas, estava muito feliz em ser convidado para abrir a programação oficial. “Sou filho da casa. Eu amo essa cidade. Então cantar para minha comunidade é um presente. Foi uma surpresa quando recebi esse convite da Prefeitura. Estou ansioso. Preparei um repertório bem legal, com músicas tradicionais da época.  É muito bom ver o povo prestigiando o nosso trabalho. Ficamos dois anos parados, então agora é hora de aproveitar”, disse. O cantor Isahias Sampaio também destacou na sua apresentação a importância da valorização dos artistas da terra. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), a festa deve atrair cerca de 15 mil pessoas por dia. Para isso, a Prefeitura montou um esquema especial com toda a segurança para que o Arraiá se tornasse um ambiente festivo e familiar. “Preparamos tudo com muito carinho para a nossa população. Sabemos o quanto nosso povo gosta de forró. Devido à pandemia, não tivemos festa nos últimos anos. Então agora, com o avanço da vacina, nada mais justo do que fazer uma festa linda, levando diversão e valorizando a cultura popular”, comentou André Pereira, gestor da pasta.

Além de ser um momento festivo para a população local, a Prefeitura estima arrecadar em torno de R$ 4 milhões, aquecendo o turismo e a economia local. Elsimar Matos mora em Salvador e optou em passar o São João em Lauro de Freitas. “Eu acho tudo muito organizado e com um ambiente tranquilo e seguro. Eu gosto muito de curtir aqui. Eu sempre venho com a minha família. Estou comemorando meu aniversário e matando as saudades de dançar um forró. É uma comemoração em dose dupla”, comentou.

Uma das atrações mais esperadas da noite foi a banda Estakazero, que abriu o show com a conhecida música “ Botando o pé na Estrada”. O cantor e instrumentista, Léo Macedo, destacou a satisfação em voltar a fazer show em Lauro de Freitas. “O São João começou, meu povo.  Estou muito feliz em voltar nessa cidade. São dois anos sem festa, então vamos aproveitar. Vamos fazer uma festa animada e com muita paz” disse.

O Arraiá também irá contar com manifestações culturais. No dia 24, os blocos juninos Cangaceiros de Ipitanga, Arrasta Jegue e Gravata irão desfilar pelas ruas da cidade. Amanhã (23), o palco principal terá atrações como Boneca Cobiçada, Cangaia de Jegue e Tierry. Para conferir programação completa, acesse o site: www.secult.laurodefreitas.ba.gov.br/saojoao