Bahia

LAURO DE FREITAS REALIZA FAXINAÇO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A ação ‘Tá limpo’ será realizada de forma conjunta entre o CCZ e a SESP
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 26/05/2022 às 14:47
Lauro de Freitas realiza faxinaço contra o mosquito Aedes aegypti
Foto: Divulgação

A localidade do Jardim Tropical no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas receberá nesta sexta-feira (25), o faxinaço de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A ação ‘Tá limpo’ será realizada de forma conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde e a de Serviços Públicos (SESP), com objetivo de recolher objetos que podem acumular água parada e se tornar um possível criadouro do inseto. 

De acordo com o diretor do CCZ, Igor Fidelis, mais de 80 servidores estarão envolvidos no mutirão. “Nosso intuito é, em conjunto com a população, retirar geladeiras velhas, sofás, pneus e todo material que possa acumular água nos quintais ou áreas externas dos imóveis. Um caminhão da SESP recolherá todos os detritos e fará o descarte no local adequado”, explicou. 

Além da retirada do material, as equipes de Educação em Saúde percorrerão a localidade distribuindo panfletos explicativos para prevenção do inseto que é vetor de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya. Os Agentes de Combate a Endemias irão aplicar larvicidas em reservatórios, calhas e ralos. “Essa iniciativa será realizada mensalmente, uma vez em cada localidade de acordo com o número de casos de arboviroses notificadas”, completou Igor. 

As denúncias podem ser enviadas pela população para o whatsapp do atendimento do CCZ, no número (71) 99608-9407. De acordo com o órgão, Lauro de Freitas conta atualmente com 205 Pontos Estratégicos (PE), que tratam-se de empresas, borracharias, depósitos de mercadorias, casas de reciclagem, cemitérios, entre outros. Estes locais também são monitorados quinzenalmente pelas equipes do CCZ.