Bahia

LAURO: NOVAS INSTALAÇÕES DO PA NELSON BARROS SERÁ INAUGURADA SEXTA(21)

Novas instalações do PA Nelson Barros e da Policlínica Carlos Bastos serão inauguradas na Unime nesta sexta-feira (21)
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 19/01/2022 às 18:56
Vistoria
Foto: Maína Diniz

As novas instalações do Pronto Atendimento Nelson Barros e da Policlínica Carlos Bastos serão inauguradas nesta sexta-feira (21), às 9h30. As unidades de saúde funcionarão na faculdade Unime Lauro de Freitas, na Av. Luiz Tarquínio Pontes, que também vai abrigar o Ambulatório de Medicina da Unime. Posteriormente, o local receberá a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a Central de Regulação. Para avaliar os últimos ajustes antes da abertura, a prefeita Moema Gramacho e o titular da Sesa, Augusto César Pereira, realizaram uma vistoria na manhã desta quarta-feira (19).


O novo complexo de saúde conta com estrutura de ponta, localização privilegiada e vai proporcionar a ampliação da capacidade de realização de atendimento mensal de 8 mil para 12.800. A mudança visa otimizar o acesso a serviços de saúde no município e ocorre através de uma parceria entre a gestão municipal e a unidade de ensino, conforme destacou Moema.

 

“Vamos contar com um Pronto Atendimento e Novo Ambulatório, com instalações mais adequadas, mais novas e com atendimento mais moderno. Com isso, vamos atender mais pessoas com mais qualidade”, contou.


Moema ainda comentou sobre os serviços que serão disponibilizados na unidade. “Vamos começar com o atendimento emergencial, ambulatorial, clínico, laboratorial e pronto socorro odontológico. Vamos contar também com a ampliação de consultórios odontológicos, dos mais de 120 consultórios oferecidos na Unime, cinco serão disponibilizados para uso exclusivo do município. Na parte de emergência, o Pronto Atendimento Nelson Barros contará com estrutura ampla, mais moderna e com mais leitos. As pessoas vão contar com atendimentos médicos clínicos, pediátricos e odontologia em atendimento 24h”, contou.


O secretário de Saúde reforçou os benefícios para a população a partir da mudança. “As instalações são de primeira qualidade. Estamos ampliando as especialidades, os exames e a capacidade de atendimento emergencial. Tudo para melhor atender o povo de Lauro de Freitas”, afirmou César.


O local será transformado em um complexo de saúde e, posteriormente, em Hospital Escola. A segurança do espaço conta com o apoio da Guarda Municipal de Lauro de Freitas e do Governo do Estado, através de postos da Polícia Militar e equipes. A parceria também resultará em redução de gastos públicos de 32,6%.


Já o antigo Nelson Barros será transformado em um Posto de Saúde que vai abrigar duas Unidades de Saúde da Família (USF), e um Centro de Saúde do Trabalhador.


Atendimento


Na Unime, o Nelson Barros continuará com atendimento de urgência e emergência 24h para pacientes com classificação de risco azul a amarela, além de garantir o acesso da população ao atendimento ambulatorial, com as especialidades de Clínico Geral e Pediatria.

Os munícipes terão atendimentos em diversas especialidades: infectologista, psiquiatra, cardiologista, cirurgião pediátrico, obstetra, enfermeira preventivo, nefrologista, proctologista, homeopata, endocrinologista, hematologista adulto e pediátrico, além de pediatria e ortopedista, entres outras.