Bahia

DILÚVIO DE NOÉ CAIU SOBRE A BAHIA E 66 MUNICÍPIOS ESTÃO NA EMERGÊNCIA

Com G1 e outros portais
Tasso Franco , Salvador | 24/12/2021 às 14:27
Pessoas caminham com água acima da cintura numa estrada em Ibipeba
Foto: Rep TV Bahia
   O dilúvio de Noé desabou sobre a Bahia. Mais chuvas fortes atingiram cidades de todas as regiões do estado e causou alagamento em uma estrada vicinal que liga a zona urbana cidade de Ibipeba ao distrito de Mirorós, na região norte. Na tarde de quinta-feira (23), moradores caminharam pela via com a água na altura da peito, e veículos não puderam trafegar pela pista.

Entre os que se arriscaram caminhando pelo aguaceiro está uma gestante, que conta com apoio de uma outra pessoa, para evitar acidentes. O moradores registraram o momento em que um grupo, formado principalmente por mulheres, fez a travessia.

Nesta sexta (24), a cidade segue com chuva e o nível da água não diminuiu. Famílias da zona rural estão isoladas e a prefeitura municipal aguarda o volume baixar para contabilizar os prejuízos. Apesar do susto, não há registro de feridos, nem desabamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o município, que deve ter chuva forte durante todo o fim de semana, com índices pluviométricos que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, que é considerado muito l

Problemas também foram registrados na cidade de João Dourado, que também fica no norte do estado. O centro da cidade ficou alagado, várias ruas e avenidas foram cobertas pela água, que também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.

Conforme a prefeitura municipal, uma das causas das inundações é a falta de áreas e equipamentos para escoar grande volume de água. A chuva costumava ser escoada por bombeamento, mas até mesmo os açudes do município estão com capacidade crítica e podem transbordar.

A prefeitura informou que visitou os locais de risco e analisa cada situação. Equipamentos foram comprados para a realizar transposição da água e uma escola é preparada para acolher desalojados, caso a situação se agrave, já que há mais previsão de chuva para os próximos dias. Até o momento, nenhuma família precisou sair de casa e não há registro de feridos.

Por causa da situação, a prefeitura municipal decretou situação de emergência. A quantidade de chuva esperada para todo o ano é de 500 milímetros. No entanto, entre o início de dezembro e a última quinta-feira, 700 milímetros de chuva caíram na cidade.

Centro de João Dourado ficou alagado por causa da chuva no norte do estado — Foto: Reprodução/TV São Francisco
Centro de João Dourado ficou alagado por causa da chuva no norte do estado — Foto: Reprodução/TV São Francisco


Chuva na Bahia
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), as chuvas já causaram 17 mortes em toda a Bahia. Ao todo, 379.132 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.

No estado, são 66 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva. Segundo a Sudec, 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.