Bahia

RUA DA BARRAGEM, A MAIS ORIGINAL DA HISTÓRIA DOS BAIRROS, EM SERRINHA

Fica localizada na antiga barragem do açude da Bomba, em dois bairros
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/11/2021 às 10:44
Rua da Barragem
Foto: BJÁ
  Na história dos bairros, em Serrinha, a rua mais original da cidade, é a da Barragem. Mas, afinal, que rua é essa e como surgiu ao longo dos anos para ostentr o titulo de rua mais curiosa no sentido de ter a característica de ser única, original?

   A data certa em que começou ninguém sabe - ou pelo menos não conta - porque se trata de uma área da antiga barragem de água do açude da bomba, portanto, uma invasão.

   Estima-se que teria começado ainda de forma incial no final dos anos 1960 quando a estrada de ferro deixou de ser o principal transporte da cidade com a capital e surgiram as linhas de ônibus. 

  A bomba - o açude- deixou de ter serventia para abastecer as máquinas da Leste e entrou em decadência sendo sdas áreas a Leste a Oeste, parcialmente invadidas, e o Campo da Lixa é um exemplo, e a rua da Barrabem foi se formatando.

   Com o tempo a cabeça da barragem ou o que popularmente se chamava a estrada da barragem que dava ligação com o distrito de Barrocas e com Coite, via Recreio, foi ocupada e a estrada deixou de existir, criando-se outra, além barragem (ou depois da barragem) onde se encontra a praça Lucia Avelino de Jesus, e o local se consolidou como rua, de um lado e do outro, com o uso da engenharia popular e a edificação de casas e pequenas lojas.

   Na última administração Osni Cardoso a rua foi calçada a paralelepípedos, ganhou CEP e hoje, abriga mais de uma centena de moradores e suas familias e há, alguns serviços instalados, como salões de beleza e mercadinhos.  

   A rua, por posto, de um lado, os moradores consideram que estão situados no bairro da Bomba, a partir da capela e da rua Basílio Cordeiro; e do outro, a Oeste, consideram que estão no bairro Vila de Fátima, próximo a 1º de janeiro. Ou seja, rua tão original, teria mesmo que se integrar a dois bairros. (TF)