Bahia

SÃO DESIDÉRIO: FESTA DO DIVINO ENCERRA FESTEJOS RELIGIOSOS

Festa do Divino encerra festejos religiosos em São Desidério e Imperador 2022 é sorteado
Ascom São Desidério , São Desidério | 21/09/2021 às 18:18
Festa do Divino encerra festejos religiosos em São Desidério e Imperador 2022 é sorteado
Foto: Divulgação

Na noite de 20 de setembro, fiéis devotos participaram de uma missa festiva que marca a manifestação religiosa em honra ao Divino Espírito Santo em São Desidério. A festa do Divino é uma das mais populares comemoradas no município. Apresentações, fogos e músicas marcaram o momento.

 

“É um momento muito importante e que marca uma manifestação cultural e religiosa tradicional de São Desidério. Fico feliz em retornar a esse município onde comecei há 17 anos minha caminhada sacerdotal para celebrar esta festa popular, que tem um lado social e precisamos procurar viver melhor, principalmente em um período de mudanças. Que o Espírito Santo nos ajude na vivência da unidade e do amor fraterno sem divisões e renovados”, destacou o celebrante, Pe. Vérneson Francisco.

 

Tradição trazida de Portugal, a Festa do Divino tem início quando a família do Imperador, juntamente com os foliões levam a bandeira, um dos símbolos da festa, ao longo do ano, por todas as localidades do município, sendo o último local a sede, com intenção de arrecadar donativos para o festejo que é coordenado pelo Imperador e sua corte. A festa termina com a missa e o sorteio dos encarregados do ano seguinte.

 

Devido à pandemia do Novo Coronavírus desde o ano passado, não houve sorteio e o imperador manteve no cargo por mais um ano. Este ano, ainda devido à situação pandêmica não foi realizado o tradicional almoço comunitário. “Estou muito feliz em fazer parte desta festa, que apesar de não acontecer como de costume devido ao período em que vivemos, agradeço a todas as pessoas que estiveram comigo ajudando, e que ano que vem o próximo Imperador possa realizar essa festa de acordo com a tradição popular”, agradeceu o Imperador 2020/2021, Valdiney Pereira de Menezes Júnior.

 

Ao final da celebração foi realizado o sorteio do novo Imperador e da corte, responsáveis por organizar a festa do ano que vem, e Luiz José Antônio de Santana foi sorteado o Imperador 2022.