Bahia

FEIRA ARTESANATO BAHIA PROMOVE FOMENTO À CULTURA EM CACHOEIRA

O objetivo é aquecer o turismo e valorizar a cultura da região
Tasso Franco , Cachoeira | 20/09/2021 às 13:37
Feira Artesanato da Bahia promove fomento à cultura em Cachoeira
Foto: Divulgação

A Feira Artesanato da Bahia, que neste fim de semana ocorreu no município de Cachoeira, Recôncavo baiano, começou no sábado (18), na Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande). A Feira foi encerrada neste domingo (19).

A abertura oficial contou com a presença da prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos); do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Davidson Magalhães; da coordenadora de Fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães; da deputada federal Alice Portugal (PCdoB); dos deputados estaduais Niltinho (PP) e Olívia Santana (PCdoB); do secretário municipal de Cultura e Turismo, Davi Rodrigues; e demais autoridades.

“Está aqui o que temos de melhor no artesanato baiano. Belíssimas produções, histórias de vida, de empreendedorismo e de talento. Foram dois dias de riquezas culturais. Aproveito para parabenizar a todos que mostraram seus trabalhos feitos com muito amor e dedicação”, disse Eliana Gonzaga.

"Esta atividade cultural realizada pelo Governo do Estado em cidades baianas é mais uma importante ação de Rui Costa para o fomento ao segmento artístico. E a prefeita Eliana Gonzaga é uma importante parceira nesse processo. Inclusive, a cultura e a história de Cachoeira são muito valiosas nos cenários estadual e nacional", disse Niltinho.  

O evento já passou por Aratuípe, Lençóis, Jacobina e Vitória da Conquista. A Feira de Artesanato da Bahia será realizada em sete cidades até outubro. O objetivo é aquecer o turismo e valorizar a cultura de cada região. Além de Cachoeira, as feira ocorrerá nas cidades de Juazeiro (24 e 25/09) e Porto Seguro (02 e 03/10).

O primeiro dia de evento teve a participação das Filarmônicas Minerva Cachoeirana, Lira Ceciliana, do Grupo Ritmos e Movimentos (Santiago do Iguape), do Samba de Roda Raízes do Boqueirão (São Francisco do Paraguaçu), da Esmola Cantada e recital de poesias.

Artesãos de diversas cidades da região mostraram seus trabalhos nos estandes. Foram expostos trabalhos de richelieu, cerâmica, esculturas de madeira, bordados e pinturas, dentre outros. 

A Prefeitura também reservou um espaço para a Agricultura Familiar e Economia Solidária, com expositores de comunidades rurais e da Bacia Quilombola de Santiago do Iguape.

Durante o evento, o público teve a oportunidade de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos criadores, que destacam a identidade regional do artesanato. Os visitantes, além de adquirir os produtos artesanais, ainda foram apresentados diretamente pelos produtores, que dialogaram sobre a riqueza dos processos produtivos. 

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e Associação da Fábrica Cultural, com a parceria da Prefeitura de Cachoeira.