Bahia

CACHOEIRA: SSP ANUNCIA RONDAS DE PROTEÇÃO A TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

Em reunião com Eliana Gonzaga, SSP anuncia rondas de proteção para territórios quilombolas
Teia Comunicação , Salvador | 26/08/2021 às 16:54
SSP anuncia rondas de proteção para territórios quilombolas
Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP/Ba), em reunião ontem (25) com a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos|), anunciaram uma fiscalização e rondas mais ostensivas e frequentes em territórios quilombolas, como o Tabuleiro da Vitória, e ancestrais, como o Terreiro Icimimó, na Terra Vermelha. A pauta principal da audiência foram os frequentes conflitos de terra que estão envolvendo territórios quilombolas.

“Nossa gestão está empenhada para garantir que as comunidades e o povo de santo tenham os seus direitos garantidos, e que possam preservar e salvaguardar suas tradições e patrimônio”, garantiu Eliana Gonzaga.

 

As rondas serão realizadas com uma guarnição da CIPE Litoral Norte, que terá como coordenador de Área o Tenente Thomás, que também esteve presente na reunião. Representando a 27° CIPM, o Sargento Augusto também garantiu o apoio da Companhia nessas ações, para garantir a segurança da população.

 

No último dia 24, o Major Garcez e a Major Milanezi, acompanhados do Secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nailton dos Santos, estiveram visitando o Terreiro Icimimó, e conversaram com o líder Pai Duda de Candola sobre a situação enfrentada no local.

 

Eliana Gonzaga reuniu-se ontem com o coordenador do Centro de Referência Étnico Racial, Major Thiago Garcez; a diretora de Direitos Humanos, Major Cleydi Milanezi, ambos da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP/BA, e a liderança comunitária e presidente da Associação de Mulheres Quilombolas do Tabuleiro da Vitória, Maria das Graças de Brito (Maria de Totó).