Bahia

EDUCAÇÃO DE IRECÊ É DESTAQUE EM EVENTO NACIONAL

Além de apresentar desafios da rede municipal, Elmo Vaz defende modelo de ensino com interação entre comunidade escolar e sociedade.
Artur Antunes , Salvador | 23/07/2021 às 13:38
Educação de Irecê é destaque em evento nacional
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Elmo Vaz participou de evento virtual com gestores, deputados federais e especialistas em Educação para trocar experiências e discutir o fortalecimento do ensino público. Promovida pela Fundação João Mangabeira e a organização Todos pela Educação, a reunião online fez parte de um projeto amplo que discute as prioridades da Educação Básica em todo o país e tem o nobre propósito de incentivar gestores públicos a priorizarem a Educação em seus municípios. 

Durante pronunciamento, Elmo Vaz enalteceu a iniciativa e pediu apoio dos congressistas para que Irecê, finalmente, seja contemplada com um campus da UFBA. “Somos a cidade-polo de uma região com mais de 700 mil habitantes e não temos uma extensão da Universidade Federal. Temos o IFBA, que oferece cursos técnicos de qualidade, mas precisamos de ajuda para lutar pela interiorização da UFBA”. 

Em seguida, o prefeito expôs com bastante propriedade a estrutura e os desafios da rede municipal de Irecê. “Temos cerca de 10 mil alunos, 38 unidades escolares e professores capacitados. Entretanto, os recursos são insuficientes e a nossa Educação acaba sendo subfinanciada. Com essa dicotomia, depois de pagar a folha, não temos dinheiro para investir. O município é obrigado a complementar, tirando recursos de outras áreas”. 

FORMAÇÃO HUMANA

De acordo com Elmo, mesmo com todas as dificuldades, a rede municipal avança de forma consistente. Ele destacou a criação de 4 Escolas de Tempo Integral e o projeto de Educação Especial, que oferece a 500 crianças acompanhamento com especialistas em Saúde e Educação, em um ambiente que propicia, inclusive, tratamento em piscina aquecida. Além disso, ressaltou o desempenho de Irecê no IDEB e a inovadora proposta curricular por ciclo de formação humana. “Graças a Deus, entre as 35 maiores cidades da Bahia, Irecê ficou em segundo lugar no último IDEB (...) Hoje, em nosso município, a escola transcende as quatro paredes da sala de aula e passa a promover a interação entre alunos, famílias e a sociedade”. 

Ao final da explanação, o prefeito de Irecê foi bastante elogiado pelos integrantes do fórum virtual, que contou com a participação de Márcio França, ex-governador de São Paulo; João Campos, prefeito de Recife; e dos deputados Marcelo Freixo, Danilo Cabral e Alessandro Molon, dentre outras personalidades.