Bahia

LAURO: DRIVE-THRU ECOLÓGICO TROCA MUDA DE PLANTAS POR ALIMENTOS

Drive-thru ecológico no sábado (24) troca muda de plantas por alimentos para instituições beneficentes de Lauro de Freitas
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 22/07/2021 às 14:15
Drive-thru Ecológico Solidário
Foto: Divulgação

No próximo sábado (24), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) promove o Drive-thru Ecológico Solidário para trocar mudas de plantas da mata atlântica por 1kg de alimento não perecível para instituições beneficentes locais.

Organizada pela Coordenação de Projetos Especiais Cidade Educadora da SEMED, a ação será realizada das 8h às 17h, em dois pontos do município: em frente ao Parque Ecológico de Vilas e no Pé de Oiti, no Centro.

Os alimentos serão repartidos entre a Associação do Quingoma, que distribuirá para as famílias em situação de vulnerabilidade social, e a Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), entidade de apoio a idosos.

“Nesse momento de dificuldades econômicas, de desemprego, de insegurança alimentar, que traz de volta ao país o fantasma da fome entre os mais vulneráveis, esta é uma iniciativa muito importante para o município”, avalia a secretária Vânia Galvão.

A ideia do drive-thru nasceu do Projeto Sementes do Amanhã, desenvolvido pelo professor Antônio Cláudio, na Escola Municipal Capiarara, em Areia Branca, para estimular a consciência ambiental entre os estudantes da unidade de ensino.

“Foi uma atividade pensada para a Semana do Meio Ambiente, quando distribuímos mudas de espécies nativas da região para os alunos plantarem, com o objetivo de proporcionar o contato com a terra e despertar a consciência ecológica”, disse.

Coordenadora de Projetos Especiais Cidade Educadora, a professora Idaci Ferreira explica que o projeto foi ampliado para as ruas devido à alta procura pelas mudas. “Vimos aí mais uma oportunidade para promover a consciência ambiental da população em geral”, informou.

A ação é uma parceria da SEMED com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Área de Proteção Ambiental Joanes/Ipitanga, a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) e organizações da sociedade civil local.