Bahia

SESAB RECOMENDA NÃO REALIZAR VIAGENS PARA 31 MUNICÍPIOS DA BAHIA

Veja lista abaixo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/05/2021 às 09:36
Serrinha na lista
Foto: DIV
    Em comunicado de alerta emitido esta semana, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou o registro no estado de 93 casos da variante brasileira P.1 (identificada inicialmente em Manaus) e 13 casos da B.1.1.7 (do Reino Unido) do novo coronavírus, recomendando que sejam evitadas todas as viagens "não essenciais" para os 31 municípios baianos nos quais foram detectadas as "variantes de atenção".

No final de março, haviam sido notificados na Bahia 43 casos da P.1 e nove casos da B.1.1.7. A variante brasileira, informa a Sesab, já foi encontrada nos municípios de Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santaluz, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu. Já a variante do Reino Unido foi verificada apenas em Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado, Salvador.

A secretaria destaca que as variantes citadas exigem maior atenção do poder público e da população, devido às "mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico".

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) recomendou a suspensão de viagens não essenciais para as regiões onde foram identificadas as "variantes de atenção" da Covid-19, como a P.1, de Manaus, e a B.1.1.7, do Reino Unido.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), o estado registrou 93 casos confirmados da variante de Manaus, dos quais 40 precisaram de hospitalização e 29 evoluíram para óbito.

Em relação à variante do Reino Unido, foram 13 casos confirmados na Bahia, sendo que em dois houve necessidade de hospitalização e dois evoluíram para óbito. A cepa foi identificada em pacientes de Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador.

Confira a lista dos municípios que tiveram casos confirmados:
Amargosa
Anguera
Brumado
Camaçari
Cipó
Conceição do Jacuípe
Cruz das Almas
Dias D’Ávila
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Irecê
Itabuna
Itapetinga
João Dourado
Juazeiro
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Mutuípe
Porto Seguro
Prado
Retirolândia
Riachão do Jacuípe
Salvador
Santa Luz
Santo Antônio de Jesus
São Gonçalo dos Campos
São Sebastião do Passé
Serra Preta
Serrinha
Tanhaçu