Bahia

IRECÊ É CASTIGADA POR CHUVA QUE RESULTOU EM PREJUIZOS E DESABRIGOS

Com informações dos blogs de Irecê
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/11/2020 às 14:00
Forte chuva em Irecê no dia de finados
Foto: REP
   A cidade de Irecê foi atingida por fortes chuvas que destruiram pontos importantes da cidade. Pessoas desabrigadas, estradas interditadas, vias completamente destruídas.

  As informações que a equipe do Irecê Notícias teve foi de que choveu cerca de 150 mm durante grande parte da noite. Em varios pontos da cidade o que ficou foi a marca da força das enxurradas.

  No bairro Ieda, um garoto foi levado pela enxurrada e esteve desaparecido durante algumas horas. Na BA-052, no trecho conhecido como Baixa de Pai Velho, a força da água derrubou uma parte da via arrastando 4 carros e deixando pessoas ilhadas sem ter como passar.

  Praça do Feijão, Avenidas Primeiro de Janeiro e Tertuliano Cambuí ficaram completamente alagadas. A rua José Alves de Andrade, próximo ao Detran, teve a via deteriorada e buracos se formaram. Em um dos pontos, um carro ficou preso em um dos buracos.

  Vídeos e fotos de casas destruídas pela chuva rodaram as redes sociais. Em um deles, o forro da casa de um homem caiu inundando a casa. Na Fundação Bradesco, mais relatos de casas inundadas pela água da chuva. Várias casas nas ruas Castelo Branco e Travessa Antonio Otaviano Dourado também ficaram alagadas.

  AÇÕES EMERGENCIAIS

  Ação de Emergência foi criada em Irecê, na egunda-feira (2) e já está em plena operação, atendendo e acolhendo famílias e pessoas que enfrentam os mais diversos tipos de prejuízos e transtornos causados por um dos maiores temporais da história da cidade. A chuvarada teve início por volta das 18h e, para se ter uma maior noção, antes das 20h, o volume das chuvas já tinha ultrapassado os 130mm.

A ação envolve todos os secretários municipais e equipes de saúde e nutrição, além de 15 ônibus que já estão circulando por busca de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O 7º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Fundação Bradesco, está recebendo doações, e já foram organizados locais de alojamentos e recebimentos de doações (material de higiene pessoal, roupa de cama, cobertor, colchão, travesseiros etc) nas áreas mais atingidas da cidade, como a Creche do bairro Silva Pereira, Escola ACM (Recanto das Árvores) e Colégio Odete. O IFBA e o colégio Modelo também já disponibilizaram seus espaços para abrigar as famílias.

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão monitorando os principais pontos da cidade e realizando as ações emergenciais. Além disso, foi solicitada também ao Governo Estadual, que decrete Estado de Emergência.

Diversos municípios da Bahia estão sofrendo com as chuvas, como Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ibicaraí, assim como aqui na região de Irecê, por isso precisamos nos solidarizar com aqueles que mais estão precisando, para vencermos mais esta batalha.