Bahia

DEFESA CIVIL: Governo do Estado confirma rompimento da barragem QUATI

Várias famílias estão desabrigadas em Coronel João Sá
Da Redação ,  Salvador | 12/07/2019 às 13:43
Áreas em Coronel João Sá estão ilhadas
Foto: Blog Carlino Souza
O Governo do Estado confirmou no final da manhã desta sexta-feira, 12, que houve rompimento na barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre, após vistoria técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.

O órgão afirma que inicialmente, houve transbordamento da barragem, com rachaduras nas laterais, mas a barragem não suportou a pressão da água e acabou provocando rompimento parcial do equipamento.

Na tarde desta sexta será realizada uma nova vistoria para verificar a extensão dos danos da barragem.

AÇÃO DA PM

A Polícia Militar da Bahia em um trabalho conjunto com Bombeiro Militar e a Defesa Civil prestou o socorro imediato a famílias desalojadas no município de Coronel João Sá, após rompimento da Barragem do Quati, na quinta-feira (11). Os moradores foram retirados dos locais de perigo e alojados em colégios e ginásios de esporte do município. Não há registro de feridos.

A PM reforçou o policiamento na região e disponibiliza toda estrutura do comando especializado, a exemplo do apoio do Grupamento Aéreo (Graer), que utiliza a cidade de Paripiranga como base para aeronave. É importante ressaltar que todos os esforços estão direcionados para manter a tranquilidade da população em relação à defesa social.

MDE APOIO

O Ministério do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro (PSL) divulgou nota, no fim da tarde desta quinta-feira (11), a respeito do rompimento da barragem Quati, na região do município de Pedro Alexandre (BA). Segundo o órgão, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estão acompanhando desde as primeiras horas a situação do rompimento. A estrutura é de usos múltiplos de água. Segundo Wesley Felinto, superintendente da Defesa Civil nacional, já embarcou para Sergipe para averiguar o caso.

"Logo no início da tarde, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Sedec, enviou um alerta por SMS à população de Coronel João Sá, município baiano afetado pelo volume de água oriundo da barragem. A mensagem recomendava a evacuação de áreas próximas ao Rio do Peixe, que passa pelo centro urbano. A Defesa Civil municipal já trabalha junto à Polícia Militar para retirar temporariamente 100 famílias que residem às margens do rio", declara.

Sobre o auxílio federal, o governo informa que "equipes de monitoramento e operações do Cenad mantém contato com as Defesas Civis estadual e municipal para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do Governo Federal. Técnicos da Defesa Civil Nacional serão designados ao município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais".
"O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também fez contato com o Governo do Estado para reforçar a disponibilidade de apoio da União. Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização da estrutura é de responsabilidade da autoridade competente no Estado da Bahia", declara