As potencialidades econômicas e o manejo ecológico do licuri. Essa foi a pauta no dia de campo realizado no Assentamento São Sebastião de Utinga, no município de Wagner, Território Chapada Diamantina. A atividade foi promovida, nesta quinta-feira (25), por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atuam na Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),
Na capacitação, foi apresentado o contexto do licuri no mercado atual, os investimentos do Governo do Estado, voltados para o desenvolvimento do fruto, implantação de tecnologias, receitas à base de licuri, práticas de manejo e cuidados ecológicos com os licurizeiros. “Nosso trabalho é incentivar e orientar como aproveitar as potencialidades locais, no caso do licuri, para incrementar a renda dos assentados e uma alimentação mais saudável para as famílias do assentamento”, afirmou Valdivino Araújo Silva, técnico da CAR no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) de Jacobina,
O assentado e membro da Coordenação Regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Wilson dos Santos, informou que o assentamento é composto por 92 famílias que produzem frutas, verduras e legumes, comercializados nas feiras livres dos municípios de Andaraí, Nova Redenção e Wagner. Segundo ele, o dia de campo serviu para que os agricultores e agricultoras enxergassem no licuri, que é uma fruta nativa da região, uma oportunidade de mais produção e lucro.
“A atividade foi muito boa, além da nossa expectativa. O grupo de mulheres e homens que participaram saíram na expectativa de avançar e desenvolver outras produções, principalmente o artesanato, pois temos muito matéria prima. Agora vamos criar uma nova metodologia de zelar, cuidar, criar e fazer o aproveitamento do licuri”, destacou Wilson.
Tatiane Gomes, coordenadora técnica da Bahiater, responsável em articular a oficina, acompanhou a capacitação e avaliou que “apesar de ter sido só um dia de campo, foram muito proveitosos os diálogos, as trocas de aprendizados. Outra atividade está programada para dia 07 de maio e o tema será a desidratação de frutas e legumes”, informou.