Bahia

Festa de Iemanjá em Lauro de Freitas teve homenagem a Galdino Leite

Galdino Leite foi deputado estadual
Teia , Bahia | 03/02/2019 às 10:48
Mauro Cardim comandou a homenagem
Foto:

A Festa de Iemanjá (02) ontem, em Lauro de Freitas, contou com uma homenagem a Galdino Leite. De acordo com o organizador de um cortejo entre Vilas do Atlântico e Buraquinho, o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas da cidade, Mauro Cardim, “Galdino Leite foi um grande homem público e merece essa homenagem na Festa de Iemanjá”. Galdino Leite foi deputado estadual da Bahia por 17 anos, entre os anos de 1979 a 1995, e faleceu no dia 25 de dezembro do ano passado. “Estamos pedindo a Iemanjá para abrir os caminhos da população da Bahia em 2019”, afirmou Cardim.

A homenagem a Iemanjá contou com a participação de integrantes do Terreiro Santa Bárbara. Segundo Pai Valdemir, “o Rio Vermelho é o local onde foi iniciada uma festa dos pescadores e há também a festa profana, mas os terreiros da Bahia fazem as suas próprias celebrações à Rainha do Mar em diversos locais”. Lauro de Freitas conta com 432 terreiros de candomblé.

 Logo após o cortejo, representantes de diversos terreiros levaram suas oferendas à Iemanjá na Praia de Buraquinho. O evento, organizado também pela Colônia de Pescadores Z 57 e Associação dos Comerciantes da Praia de Buraquinho e Afins (Acopaba), também contou com a participação da banda Amigos da Alegria.