Governo convoca 3.050 novos docentes para a rede estadual de ensino
Da Redação , Salvador |
28/08/2018 às 10:51
Educação no campo
Foto:
O Governo do Estado publicou, na edição do Diário Oficial desta terça-feira (28), a convocação de 2.414 novos professores e 636 coordenadores pedagógicos, aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados nos editais de convocação.
O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).
Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e Educação (Sec), as provas do certame ocorreram em fevereiro deste ano. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos.
A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, divulgou o resultado final e a homologação do certame no dia 19 de junho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Após a nomeação, os novos servidores terão remuneração total de R$ 2.814,28, quando professores, ou de R$ 2.890,87, quando coordenadores pedagógicos.
As vagas são para Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, nas áreas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua Inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. É exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é necessária formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.
Convocação
Os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer, nas sedes dos NTE para o qual se inscreveram, munidos da documentação original e fotocópia, no período de 03/09/2018 a 17/09/2018, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.
Já os candidatos aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer na Secretaria da Educação do Estado, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Térreo, sala 4, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.
Educação no Campo é tema de encontro
Professores, monitores, gestores e representantes das instituições que ofertam Educação do Campo no Estado estão reunidos no Encontro Formativo das Escolas de Famílias Agrícolas (EFAS) e das Casas Familiares Rurais (CFR). O evento, que teve início nesta segunda-feira (27) e prossegue até terça (28), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, sob o tema “A Educação do Campo e as experiências das Escolas e Casas Familiares Agrícolas do Estado”, tem como objetivo fortalecer a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e as instituições que são referências na oferta da Educação do Campo no Estado e que formam de modo integral mais de três mil jovens, filhos de agricultores familiares.
Durante o encontro, os participantes vão se debruçar em cima de assuntos como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo do Estado, pedagogia da alternância e questões ligadas à organização administrativa e ao trabalho pedagógico, com vistas a fortalecer a parceria entre a Secretaria da Educação e os sujeitos sociais que constroem a Educação do Campo. Representando o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o sub-secretário da Educação, Nildon Pitombo, falou sobre o significado das Escolas Famílias Agrícolas. “Estas representam uma concretude da Educação no Campo sistematizada, tendo em vista os territórios e as gestões dessas unidades nos territórios onde se localizam. Este espaço de formação é uma extensão do que a Educação no Campo vem fazendo e que esta seja realizada, cada vez mais, da melhor maneira”.