Secretaria da Educação entrega sede de Centro Juvenil de Ciência e Cultura e ampliação de CETEP em Serrinha
Da Redação , Salvador |
22/07/2018 às 18:07
CJCC de Serrinha
Foto:
A Secretaria da Educação do Estado realizou, neste sábado (21/07), as entregas da sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e da ampliação do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, no município de Serrinha. No prédio do CJCC, situado no antigo Centro de Educação Científica de Serrinha, também serão implantados a Escola Tecnológica e a Universidade Aberta. Já no CETEP, a comunidade escolar recebeu um auditório e cinco novos pavilhões de sala de aulas, que inclui nove laboratórios.
A portaria de criação do CJCC de Serrinha foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial. Este é é um espaço dedicado à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional. No centro serão ofertados cursos e oficinas a estudantes da rede estadual, que participam das atividades no turno oposto aos quais estão matriculados.
"Serrinha está recebendo a primeira unidade do CJCC entregue já com equipamentos. Essa é uma iniciativa para trazer de volta para o Estado toda a estrutura que tínhamos com o Centro de Educação Científica. Vamos oferecer atividades voltadas para a robótica realidade virtual, ciência e games. Uma iniciativa que está proporcionando premiações internacionais para os nossos jovens. O espaço ainda vai abrigar a Escola Tecnológica, para ser utilizada pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio, nos moldes das Fábricas-Escolas, e a Universidade Aberta, que vai proporcionar o nível superior a distância para os moradores das cidades vizinhas", destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Ainda segundo o secretário, a proposta também é introduzir a partir de 2019, os cursos de tecnólogos de nível superior. "Queremos trazer para Serrinha os cursos de tecnólogos em parceria com o Instituto Federal da Bahia Bahia (IFBA) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudante da nossa rede, após concluir o Ensino Médio, fica mais dois anos em um curso e sai com o certificado de nível superior. Isso qualifica bastante a formação e mão de obra na região. É algo pioneiro na rede pública do país," ressaltou. Ainda em Serrinha, técnicos e gestores da Secretaria fizeram uma inspeção no Colégio Estadual Rubem Nogueira.
Para a diretora do CETEP do Sisal, Ledna Sacramento, a ampliação da unidade traz motivação para a comunidade escolar. "A nova estrutura fortalece os cursos técnicos e dá excelentes condições aos mais de 1400 estudantes. Estamos também felizes por iniciar novos cursos como Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho seguindo demandas do local. Além de muito satisfeitos da proposta de um novo curso de Mineração e a futura implantação dos cursos de tecnólogos", contou.