Bahia

ANIMAL EM EXTINÇÃO: Polícia Militar resgata jaguatirica em Uibaí

Animal silvestre vai para o entro de triagem em Conquista
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/01/2018 às 18:08
Jaguaritica estava com fome e ficou presas en grade de galinheiro
Foto: CIJEM

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa)/Lençóis da Polícia Militar resgataram uma jaguatirica na manhã desta quinta-feira (18) na cidade de Uibaí, a 536 quilômetros da capital baiana.

A guarnição foi acionada pelo proprietário de uma casa localizada na rua Alto da Fontinha, no referido município, com a informação de que o animal estava preso no galinheiro dele. Os policiais militares tranquilizaram o morador por telefone e atenderam a ocorrência horas depois, pois a sede da Cippa fica em Lençóis, a 229 quilômetros de Uibaí.

Os policiais chegaram ao endereço indicado com uma jaula específica para o transporte de grandes mamíferos. “Não foi preciso nenhum tipo de contenção química ou física. Como a jaguatirica estava presa no galinheiro foi mais fácil resgatá-la, pois tentou fugir entrando logo na jaula”, destaca o comandante da Cippa/Lençóis, capitão Moisés Brandão.

Como Vitória da Conquista é a única cidade do interior que possui Centro de Triagem de Animais Silvestres além de Salvador, o animal foi levado para lá. Além da jaguatirica, nesta manhã a Cippa Lençóis também resgatou um macaco bugio, outro animal em risco de extinção, no povoado de Almas em Itaguaçu.  O macaco também foi levado para o Centro.