As ações preventivas do câncer de mama continuam
Da Redação , Salvador |
01/11/2017 às 18:43
Prefeita Moema dá depoimento emocionado sobre câncer de mama
Foto: José Marcelino
A prefeita Moema Gramacho deu seu depoimento sobre o diagnóstico de um câncer em 2008 e chamou a atenção pela importância da autoestima elevada e apoio da família durante o processo de recuperação. “No que depender da nossa gestão nossas mulheres não adoecerão e caso aconteça vamos lutar juntas pela cura. Tive muito apoio da minha família e da população de Lauro de Freitas durante meu tratamento e isso foi fundamental para minha recuperação”. Moema aproveitou a oportunidade para falar do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata.
Através de protótipos de seios as servidoras aprenderam com uma equipe de enfermagem da Faculdade Unime a fazer o autoexame e a identificar alterações que as mamas podem apresentar. Já o Desam-Departamento de Segurança Alimentar da SEMDESC fez uma exposição com alimentos que, além do valor intencional, ajudam na prevenção do câncer, como é o caso da linhaça e do alho.
A secretária da SEMDESC disse estar muito feliz em poder reunir as servidoras para um momento coletivo com a finalidade de tratar de assunto tão importante. “O câncer de mama é um tema que todas nós devemos ter conhecimento para nos prevenir e incentivar quem está ao nosso redor a se cuidar também”.
Bárbara Chaves, secretária da SPM, disse que a gestão tem esse olhar de cuidado também com as servidoras. “A mulher quando tem informação vai atrás e nós temos que cuidar umas das outras. Fizemos inúmeras ações durante o Outubro Rosa levando informações sobre a prevenção do câncer de mama e as servidoras não poderiam ficar de fora desta campanha”.
Entre uma atividade e outra foram aparecendo relatos de mulheres que tiveram câncer. Advogada do Balcão de Justiça de Lauro de Fretas, Ligia Maia emocionou o público com sua história de superação e carinho na luta contra a doença. “Não importa quanto tempo ainda tenho de vida, o que importa é a maneira como vou viver durante esses dias. Sou muito grata a Deus, a minha família e a minha companheira pela força e carinho que me deram. Humanamente é muito difícil a luta, mas com Deus tudo é possível”.
Para a servidora da Secretaria de Trabalho Esporte e Lazer, Maura Santana, “esse tipo de atividade é muito interessante pois mesmo que a pessoa não esteja passando pela situação pode levar uma mensagem para alguém próximo que esteja na luta contra o câncer”.Além das ações educativas e das apresentações musicais, as servidoras participaram de dinâmicas de grupo.
Embora esse tenha sido o último evento do Outubro Rosa em Lauro de Freitas, as ações no município continuam. Além do mamógrafo que realiza os exames no Centro da Mulher no Complexo Médico de Itinga, uma carreta do SESC continua realizando mamografias e o exame de Papanicolau até 29 janeiro do ano que vem.