Bahia

Produtos da agricultura familiar baiana vão participar de evento em SP

Produtos da agricultura familiar baiana serão destaques no maior evento gastronômico da América Latina
Da Redação , Salvador | 25/10/2017 às 18:30
Produtos de cooperativas baianas
Foto:
 
 
Produtos da agricultura familiar baiana marcam presença no maior evento gastronômico da América Latina, a Semana Mesa São Paulo, que começa nesta quinta-feira (26) e vai até domingo (29), na capital paulista. O evento contará com participação de oito cooperativas da agricultura familiar que apresentarão seus produtos, a exemplo do azeite de licuri, cortes nobres de ovinos e caprinos, tapioca, palmito, chocolates finos, café, cerveja de umbu e cachaça.
 
Chefs de cozinha que atuam no cenário baiano farão palestras e apresentaram pratos inéditos elaborados com produtos da agricultura familiar. O objetivo do Governo do Estado é divulgar a força produtiva do rural baiano, para o setor gastronômico nacional e internacional. 
 
Quem visitar a Semana Mesa São Paulo, instalada no Memorial da América Latina, Barra Funda, poderá conferir e degustar os produtos da agricultura familiar, na área da Feira Cultural e Gastronômica Farofa do Brasil, onde será montado o estande do Governo do Estado, organizado pelas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Turismo (Setur). 
 
No espaço, com 36 metros quadrados, que leva o nome de Bahia Rural Contemporânea, também terá a participação das tradicionais baianas, como a quituteira Ganesha de Melo, que levará seu tabuleiro de acarajé e comercializará abará, acarajé, bolinho de estudante e cocada. Já Aldaci dos Santos, conhecida popularmente como Dadá, vai ofertar maniçoba e o sarapatel de cordeiro, com os cortes produzidos pela Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), do Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
 
A expectativa dos organizadores é que 100 mil pessoas visitem o evento, que contará com uma programação diversificada, com produtos de várias regiões brasileiras, aulas práticas, palestras, degustações, espaço dedicado ao vinho e queijo, tendências da gastronomia e outros.