Com Decom de Lauro
Da Redação , Salvador |
02/04/2017 às 14:11
Área interditada pela PMLF
Foto: Decom
Na primeira chuva forte do ano, Lauro de Freitas respondeu bem às ações de prevenção a enchentes realizadas desde janeiro pelas Secretarias de Serviços Públicos e de Infraestrutura. Poucos pontos de alagamento e o desabamento de um muro de contenção no Conjunto Habitacional Leila Diniz, no Parque São Paulo, Itinga, foram as ocorrências registradas na Superintendência da Defesa Civil até o início da noite desta quinta-feira (30).
As equipes da Defesa Civil percorreram a cidade durante todo o dia e estarão de plantão à noite, podendo ser acionadas pelo telefone 199 ou o 32888628. “Estivemos nos pontos críticos e verificamos que apesar do grande volume de água não houve riscos de alagamento” destaca o secretário da Sesp, Renato Braz Filho.
O secretário explica que as ações de limpeza de córregos e rios nos pontos mais críticos da cidade foram intensificadas com a proximidade do período chuvoso. A força tarefa da Sesp está em campo desde o início do ano e já concluiu intervenções na maioria dos canais que cortam o município com o objetivo de garantir a fluidez e o escoamento das águas pluviais nas galerias, reduzindo os riscos de alagamento.
De acordo com o secretário, as áreas de maior incidência de alagamentos foram classificadas em 18 pontos. Quatro equipes iniciaram as ações nos córregos do Santa Bárbara, Teócrito Batista, Jardim Talismã e Taubaté, Juarez Magalhães e Rio Goró na Itinga, Pomar do Rio em Portão, Lagoa dos Patos, Travessa São Jorge, e Casa do Trabalhador, no Centro. A ação foi realizada também no Canal Gerino de Souza Filho e Avenida José Leite, no Caji; Ilha do Rato e Jardim Metrópole, na Itinga, Boca da Mata e Sempre Verde em Portão e Rio Sapato em Ipitanga. “As intervenções nas localidades do Canal Jaraguá, Rua do Cemitério, Fábrica de Peixe e Travessa Nova Esperança estão em andamento”, explica Braz.
As intervenções para prevenção vão continuar aceleradas, garante Braz. Na semana passada, quem circulou pela Avenida Beira Rio constatou as equipes da Sesp retirando a vegetação, limpando o leito do Ipitanga para permitir que suas águas desçam tranquilas mesmo com fortes chuvas. 42 profissionais realizaram serviços de roçagem, pintura e sacheamento. “Passar por cada ponto crítico hoje e observar o resultado dessa prevenção, ver que as águas estão correndo livres é uma experiência muito boa”, assegura.
Na localidade de Lagoa dos Patos, uma das áreas mais críticas da cidade, foram registrados alguns pontos de alagamento. Além da vegetação, que contribui para barrar o fluxo da água, o lixo despejado pela população agrava a situação. Segundo Braz, é comum os agentes de limpeza encontrarem eletrodomésticos e até móveis dentro do córrego. “As medidas são preventivas para que a população não sofra prejuízos com as chuvas, mas também educativas”, frisou.
Em outra área com alto risco de enchentes, o canal em Santa Bárbara, na Itinga, a água fluiu apesar da força da enxurrada. A região possui construções irregulares que afunilam a passagem do afluente, o que pode ocasionar o transbordamento em caso de fortes chuvas. “Estamos trabalhando diuturnamente para minimizar possíveis impactos do mal tempo na vida da população”, garantiu Braz.