Bahia

FILHO DE SERRINHA é nomeado arcebispo da Paraiba, dom Manoel Delson

Frade Capuchinhos ordenado frade em Feira de Santana onde atuou por muitos anos ,Superior Provincial Bahia Sergipe da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Da Redação , Salvador | 09/03/2017 às 08:35
A rigor, Dom Delson nasceu em Biritinga, que era, na época, distrito de Serrinha
Foto: DIV

Foi anunciado pelo Vaticano nesta quarta-feira (8) o novo arcebispo da Paraíba. O nome é de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de Campina Grande. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, após carta em julho de 2016, a Arquidiocese da Paraíba seguia sob o comando de Dom Genival Saraiva de França.

Em carta, Dom Manoel Delson fala sobre a nomeação como Arcebispo da Paraíba. “O Papa Francisco me confiou a responsabilidade de cuidar desta porção do Povo de Deus e eu aceitei. Sei que o novo é sempre surpreendente! Os desafios que enfrentarei são grandes. Eles serão caminhos de crescimento pessoal e oportunidade de servir à Igreja, na tríplice dimensão de ensinar, santificar e apascentar os que estarão sob os meus cuidados”

Dom Delson, que assumiu o bispado de Campina Grande em 2012, ficará como administrador diocesano de Campina Grande até tomar posse como arcebispo no dia 20 de maio desde ano. No mesmo dia, o colégio de consultores, formado pelo clero da cidade, vai decidir o nome do administrador que vai comandar a diocese até que o Papa Francisco nomeie um novo bispo.

O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival, recebeu do Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello a notícia da nomeção do novo arcebispo, ainda no dia 20 de fevereiro. "Tenho a satisfação de comunicar oficialmente que o Santo Padre Francisco nomeou Arcebispo dessa vacante Arquidiocese da Paraíba o Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, transferindo-o da sede episcopal de Campina Grande", explicou.

Dom Delson é natural do município de Serrinha, do então distrito de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Nos anos 1960, Biritinga passou a ser município. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande.