Bahia

INCÊNDIOS grandes proporções atingem Lençóis e Rio de Contas, Chapada

Com informações do Jornal da Chapada
Jornal da Chapada , Itaberaba | 04/03/2017 às 15:30
Fauna e flora destruídas em Lençóis
Foto: Angelo Edison
Em rede social, brigadistas que atuaram e atuam no combate ao incêndio que atingiu a região de Olhos D’água, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, publicaram vídeos e fotos do combate. As imagens impressionam pela área devastada e a aproximação do fogo em um determinado momento, quando as chamas mudam de direção, indo direto para cima da equipe que combatia o incêndio florestal. 

A fauna e a flora no local foram afetadas com árvores queimadas e animais mortos pelo calor intenso. Em um dos vídeos divulgados, dados dão conta que o incêndio começou no carnaval, e atualmente passa por rescaldo pela Brigada Anjos da Chapada.

“Dia 28, Chapada Diamantina, olha a situação, carnaval. A gente [estava] fazendo um combate lateral, o vento deu uma mudada e a situação é essa aqui, fogo generalizado. Está vindo mais um aqui, desse lado está vindo outro, situação fora de controle. Esse é apenas um dos três fogos grandes que temos aqui. Vegetação está muito alta. Vamos tentar uma interceptação. Muita fumaça, muita fuligem…o vento mudou começou a jogar muito forte agora, levando as chamas para cima da equipe e a gente teve de dar uma recuada”, explica um dos brigadistas em vídeo enviado ao Jornal da Chapada, caminhando para um ponto mais seguro.


TAMBÉM EM RIO DE CONTAS

Incêndio de grandes proporções atinge um parque natural na região da Serra das Almas, no município de Rio de Contas, localizado na Chapada Diamantina (interior da Bahia). Desde a manhã de sexta-feira, 3, dezenas de bombeiros e voluntários se revezam para tentar debelar as chamas.

De acordo com o 11º Grupamento de Bombeiros Militares (CMB) de Itaberaba, dez birgadistas de Jequié foram encaminhados ao local para ajudar no combate. Outros bombeiros de Lençóis também chegaram na manhã deste sábado, 4, para coordenar ações para controlar os focos.

As equipes de combate ao incêndio contam ainda  com o auxílio de um helicóptero. Não há informações sobre o que pode ter provocado as chamas e nem a dimensão da área atingida.