Bahia

FEIRA DE SANTANA testa planejamento pedagógico em novo formato

Com informações da Secom FSA
Da Redação , Salvador | 18/02/2017 às 11:41
Jornada oedagógica em FSA
Foto: Secom
Organização do trabalho pedagógico: do planejamento à prática” é o tema do novo formato da Jornada Pedagógica, programada pela Secretaria Municipal de Educação para 2017. Este ano, a programação do evento será realizada em 11 polos distribuídos por toda a cidade e em outros 8 polos, nos distritos. Cada polo vai receber um grupo de professores oriundos de uma região específica da cidade, conforme a localização da escola onde o educador atua.
 
A jornada acontecerá nos dias 2 e 3 de março próximos. Em 2016, a Seduc lançou o projeto Escolas em Rede. A ação dividiu as escolas municipais em polos de acordo com a região de localização de cada uma. Explorando os eixos gestão, aprendizagem e manutenção, a Secretaria de Educação conseguiu identificar, atender e sanar algumas das necessidades específicas de cada região, como, por exemplo, as escolas localizadas no campo.
 
“A experiência com o projeto Escolas em Rede foi muito proveitosa. Pensando nisso, queremos aplicar o mesmo conceito na Jornada Pedagógica para realizarmos um trabalho de reflexão mais próximo dos nossos professores. Desta forma, queremos acompanhar de perto o trabalho dos educadores e dar orientações para o novo ano letivo, importantes principalmente no campo da aprendizagem", explica Jozelia Araujo Oliveira, diretora do Departamento de Ensino da Seduc.
 
A programação será dividida em dois dias. No dia 2 de março, mediadores da equipe técnica da Seduc farão formações em cada polo e distrito. No dia 3, a jornada acontece em cada uma das escolas municipais, com a programação desenvolvida e preparada pelas equipes gestoras.
 
Outra mudança na Jornada Pedagógica é que os coordenadores responsáveis pelas formações no primeiro dia do evento acompanharão as atividades desenvolvidas pelas escolas ao longo do ano. É a forma encontrada pela Secretaria de Educação para não somente identificar as necessidades, como também acompanhá-las ao longo do desenvolvimento das atividades pedagógicas.
 
“Este ano teremos demandas diferentes nas escolas, como a divisão das unidades em trimestres. Com este novo formato de Jornada Pedagógica, a Seduc não só informa às escolas aspectos práticos do trabalho pedagógico, como pode ainda oferecer um suporte personalizado e moldado para as prioridades de cada escola que, por sua vez, tem características únicas”, avalia a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. 


Cicaf promove aula inaugural no dia 23

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Professora Gilza Melo (Cicaf) promove a aula inaugural para os cursos profissionalizantes do primeiro semestre de 2017 no próximo dia 23. A apresentação será realizada às 14hs, no salão da Igreja Assembléia de Deus, na rua Gonçalo Alves, 603, Alto do Cruzeiro, próximo ao SESI. Já as aulas serão na sede do órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).
 
Este ano foram oferecidas 600 vagas de cursos profissionalizantes distribuídas entre 11 cursos. As matrículas foram abertas na segunda-feira, 13, e praticamente todas as vagas foram preenchidas no mesmo dia, restando apenas 30 para o dia seguinte, esgotando bem antes do prazo previsto, que seria nesta sexta-feira, 17.
 
Ainda nesta sexta-feira, 17, algumas pessoas ainda se dirigiram à sede do Cicaf, para tentar conquistar uma vaga em algum curso profissionalizante. E voltou sem conseguir. “O jeito agora é na próxima vez que anunciarem novas matrículas eu vir logo porque ouço falar que os cursos são muito bons e os dão capacidade para conquistar um emprego mais rápido”, afirmou Maria Gorete Alcides Santos.
 
Enquanto a aula inaugural será no dia 23, o início das aulas está previsto para o dia 6 de março, seguindo cronograma estabelecido levando em consideração o período de comemorações do Carnaval. A Turma 01 terá aulas às segundas e quartas pela manhã; a Turma 02 com aulas às segundas e quartas à tarde; a Turma 03 terá aulas às terças e quintas no período da manhã enquanto a Turma 04 terá aulas às terças e quintas pela tarde.
 
Para este semestre estão sendo oferecidas 200 vagas distribuídas entre os cursos de Básico Integrado (informática básica, relações interpessoais e excelência no atendimento público), atendente de farmácia, recepcionista (com ênfase em técnicas de vendas), auxiliar administrativo, manutenção de micro, corte masculino, corte e escova e mais penteado.