Bahia

FÓRUM temático UNIME debate projeto "Joanes - um canto de resistência"

As informações são de Caio Marques, Conselheiro Fundador da Rio Limp. Fórum acontece nesta quinta, 16
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/02/2017 às 19:42
Embarcação singra o Joanes na festa de Iemanjá, último dia 2
Foto: BJÁ
     Nesta quinta-feira (16), realiza-se mais uma atividade do projeto "Joanes: um canto de resistência", no auditório da faculdade Unime, em Lauro de Freitas, às 16h. O fórum temático Joanes: belezas e contradições, vai debater a história da cidade e colocar em pauta a despoluição dos nossos rios.

   A mesa contará com a mediação do historiador e mestrando em educação pela Uneb, Tassio Revelat, e terá participação do historiador e pesquisador, Gildásio Freitas, que falará sobre o Levante do Joanes; do membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (Alalf), Coriolano Oliveira, que apresentará o tema educação patrimonial; de Valéria Vaz, membro da Alalf que discutirá a construção de uma sociedade sustentável; de Caio Marques, da Rio Limpo, falando de estratégias para despoluir o rio Joanes e da vereadora Luciana, pautando o desenvolvimento econômico e a preparação para uma cidade turística.

   Após a fala dos participantes o público poderá fazer contribuições sobre os temas. O fórum temático e o projeto Joanes: um canto de resistência são realizações do mandato da Vereadora Luciana (PCdoB) e da Barraca da Gávea, e conta com apoio da Alalf, da LFTV, da Rio Limpo e da prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

   O PROJETO 

   A partir do dia 3 de fevereiro, a cidade de Lauro de Freitas vem recebendo uma série de atividades educativas e culturais referentes a memória do Levante do Joanes, fato histórico que marcou a luta dos negros, em sua maioria islamizados, pelo fim da escravidão e por liberdade religiosa e que aconteceu às margens do rio Joanes em 28 de fevereiro de 1814.

   Entre os objetivos do projeto está a ideia de promover um conjunto de reflexões sobre o patrimônio ambiental, histórico e cultural de Lauro de Freitas e, em especial, da comunidade de Portão.
A primeira atividade será realizada durante a jornada pedagogia de Lauro de Freitas, no dia 3 de fevereiro, com entrega de texto informativo sobre o Levante para professores, além de uma tenda temática para apresentar o projeto ao público presente.

   Em seguida, no dia 13, aconteceu uma sensibilização nas escolas do bairro, convocando os alunos para a atividade do 17 de fevereiro, que consiste em uma caminhada ecológica, da escola Pedro Paranhos até o Terminal Turístico de Mãe Mirinha, em Portão, com o objetivo de revitalizar o rio Joanes.

   Entre as duas datas acontecerá o Fórum Temático "Joanes: belezas e contradições", dia 16, na faculdade Unime, que contará com uma mesa temática que debaterá o Levante do Joanes e a importância do rio para Lauro de Freitas.

   O encerramento do projeto acontecerá no dia 9 de março, com a inauguração do Espaço Cultural Dona Nicota, no terminal turístico. A área contará com atendimento social (jurídico e médico), apresentação de Mestres da Cultura Popular, exposição de livros e artesanatos e núcleo gastronômico.

   O projeto "Joanes: um canto de resistência" é uma realização do mandato da Vereadora de Lauro de de Freitas, Luciana (PCdoB) e da Barraca da Gávea. E conta com os apoios da Rio Limpo, LFTV, Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (ALALF) e prefeitura municipal de Lauro de Freitas.