Projeto de recuperação de uma grande lagoa. Com informações da Secom/FSA
Da Redação , Salvador |
30/01/2017 às 18:46
Área da Lagoa Salgada
Foto:
O Ministério do Meio Ambiente poderá contribuir, com a Prefeitura de Feira de Santana, na execução de um dos mais importantes projetos para o ecossistema da cidade: a recuperação da Lagoa Salgada. O prefeito José Ronaldo está fazendo gestões no sentido de buscar a participação do Governo Federal na execução da obra. Ao lado do seu vice, Colbert Martins Filho, o chefe da administração local esteve em audiência com representantes do Ministério em Brasília, tratando desse e de outros assuntos relacionados à área.
Na ausência do ministro, Ronaldo e Colbert foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério, Marcelo Cruz, e pelo secretário de Articulações Institucionais, Edson Duarte. Eles deixaram Brasília bastante otimistas em relação a um apoio significativo da União no projeto que visa resgatar um dos principais mananciais do Município.
“As autoridades com quem conversamos no Ministério do Meio Ambiente foram muito receptivas a proposta de recuperação da Lagoa Salgada. A participação do Governo Federal em um projeto de grande envergadura como este se tornar fundamental, um suporte necessário para o apoio financeiro à execução da obra”, disse o prefeito de Feira de Santana.
O secretário executivo Marcelo Cruz pediu as autoridades de Feira de Santana que encaminhem ao órgão uma cópia do projeto executivo referente a obra de recuperação da Lagoa Salgada, quando estiver pronto. De posse do documento, os técnicos do Ministério vão analisar as formas de participação do Governo Federal.
Recentemente, o prefeito feirense recebeu em seu gabinete, da Secretaria de Planejamento, uma proposta técnica preliminar da recuperação da Lagoa Salgada. Ronaldo ficou satisfeito com a apresentação e determinou, de imediato, que se dê início aos estudos para elaboração do projeto executivo.
PROJETO
O projeto, de autoria do arquiteto e urbanista Claudio Rôsevel, da Secretaria de Planejamento, prevê uma série de obras estruturais voltadas à revitalização e preservação do manancial aquífero da Lagoa Salgada, bem como criar um complexo espaço de lazer e convivência disseminado ao longo do cinturão que margeará todo o equipamento.
No projeto consta a implantação de restaurantes, mirantes para o nascente e o poente, um bosque, campo de futebol, praças para piquenique, orações, convivência e jogos de lazer. O equipamento contará com uma ciclovia, pista de cooper, um parque infantil, praças de futebol society e um anfiteatro para dar vasão às manifestações culturais da comunidade.
José Ronaldo visita Terminal do BRT e ruas da Gabriela
Após visitar as obras do Terminal do BRT, no bairro Pampalona (corredor Getúlio Vargas/João Durval Carneiro), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, o prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve no bairro Gabriela, onde algumas ruas vêm sendo pavimentadas pela Prefeitura Municipal.
No bairro, cujas ruas ganharam nomes de novelas de sucesso da TV brasileira, José Ronaldo interagiu com os moradores das ruas Vila Madalena, História de Amor e Bem Amado, ouviu algumas demandas e autorizou ordens de serviço.
De captadora a doadora, mãe destaca importância do leite materno
Em um espaço de pouco mais de um mês, a mãe de primeiro parto Natiele dos Santos Ferreira, 31 anos, passou de usuária do Banco de Leite do Complexo Materno-Infantil do Hospital da Mulher a doadora do precioso alimento. Tempo suficiente para ela se sensibilizar com a situação de muitas outras mães que não conseguiam produzir o líquido em volume suficiente para atender às necessidades de seus filhos recém-nascidos.
Há 47 dias, quando nasceu sua filha nesta unidade hospitalar municipal de referência, Natiele descobriu que sua bebê necessitava da doação de leite materno, já que ela ainda não produzia o líquido. E, assim, teve que recorrer ao estoque do Banco de Leite, que mesmo com estoque em baixa atendeu às necessidades.
Dias depois, quando já estava produzindo leite e consciente da escassez do alimento para as crianças, Natiele decidiu também ser uma mãe doadora, pelo menos enquanto sua filha continua fazendo parte do programa Mãe Canguru. “A doação de leite materno é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Para quem produz em muita quantidade, uma oportunidade de ajudar quem está necessitando”, alertou.
A coordenadora do Banco de Leite, Camilla da Cruz Martins, explica que o ato de doar leite não traz efeitos colaterais para as mães doadoras. Pelo contrário, até ajuda a prevenir contra algumas doenças. “Evita engugitamento mamário (leite empedrado) e outras complicações como matite (inflamação mamária)”, revelou.
Técnicos da Saúde combatem o aedes em Maria Quitéria
Agentes de endemias e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram à luta, na manhã desta segunda-feira, 30, contra o mosquito aedes aegypti no distrito de Maria Quitéria. Visitaram algumas residências onde há suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. Também estiveram no Centro de Saúde Otacílio Silva da Purificação.
Durante as visitas coletaram o mosquito adulto para identificação no laboratório e orientaram os moradores sobre medidas de prevenção. Eles tomaram conhecimento de que qualquer recipiente exposto que acumule água serve de foco para a reprodução do mosquito e por isso, deve ser eliminado.