Acontecerá domingo, 29
Da Redação , Salvador |
26/01/2017 às 16:14
Dom José Roberto Silva Carvalho
Foto: DIV
No próximo domingo (29/01) será realizada a ordenação episcopal e posse canônica do 9º bispo de Caetité, Monsenhor José Roberto Silva Carvalho.
A recepção do bispo será no sábado (28/01), em frente à Lagoa da Estabilização (entrada do Lamarão), na BR 030, de onde sairá em carreata com destino à residência episcopal, situada na Avenida Dom Manoel Raimundo de Mello.
Às 8h do domingo, será realizada sua acolhida, em frente à Igreja de São Benedito, de onde seguirá em cortejo para a Catedral Senhora Sant’Ana, onde será saudado pelo clero diocesano, seminaristas, leigos e autoridades. Às 16h será realizada a celebração eucarística de ordenação episcopal e posse canônica.
“Em nome de todo o povo caetiteense recebemos com alegria o novo Bispo de Caetité, Dom Carvalho, desejando a Vossa Reverendíssima sucesso em sua nova missão, sob as bênçãos de Deus”, desejou o prefeito Aldo Gondim.
OUTUBRO DE 2016
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 26, a nomeação de monsenhor José Roberto Silva Carvalho como bispo de Caetité (BA). Até então, ele era do clero da arquidiocese de Vitória da Conquista, atuando como pároco na paróquia Divino Espírito Santo no município de Poções.
A diocese de Caetité estava vacante desde maio de 2015, quando o bispo local, Dom Guerrino Riccardo Brusati, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Desde então, no período vacante, a diocese estava sob governo do administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues.
Monsenhor Carvalho é natural de Fortaleza (CE), nascido em 31 de março de 1960. Estudou Filosofia no Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Também frequentou um curso para formadores de seminário em Roma.
A ordenação sacerdotal foi em 9 de julho de 1995 e ele passou a atuar na arquidiocese de Vitória da Conquista, onde exerceu alguns cargos, como reitor de seminário, administrador paroquial, pároco, juiz auditor na câmara eclesiástica, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Em 15 de setembro de 2011, foi incluído entre os capelães de Sua Santidade.