Bahia

Em três anos de atuação, o Feira Produtiva capacitou 3.121 pessoas

Um excelente resultado. Com informações da Secom/FSA
Da Redação , Salvador | 23/01/2017 às 19:10
Feira produtiva
Foto:

Em todo o município, o projeto Feira Produtiva já atende a 49 comunidades de baixo poder aquisitivo, cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo familiar e solidário, com a geração de trabalho e renda. Com isso, 3.121 pessoas passaram por capacitações em três anos.
 
Os empreendimentos beneficiados estão na zona rural e urbana de Feira de Santana. Eles produzem desde alimentos, como biscoitos de goma, beijus, doces, bolos e sequilhos, a artesanato, confecções, reciclagem, entre outros.  A maioria das associações fica na zona rural.
 
De acordo com o coordenador do Feira Produtiva João Bosco, a iniciativa tem fomentado a geração de trabalho e renda para o homem do campo e da cidade, de modo que possam ter seu próprio negócio em suas respectivas regiões.
 
“O projeto consiste em apoiar e qualificar os grupos de economia solidária, através de orientações e acompanhamento técnico”, afirma. Os empreendedores comercializam em feiras, exposições e venda direta com o consumidor final.
 
Através do projeto, dez associações também foram contempladas com equipamentos de cozinha industrial para que possam aumentar a capacidade de produção. Elas receberam freezer, armários de aço, batedeira, balança eletrônica, forno a gás, liquidificador, cilindros, raspadores, balança eletrônica e garrafa térmica, entre outros.
 
“Neste ano, mais dezoito grupos serão contemplados com a entrega dos equipamentos e vão receber acompanhamento e apoio nas atividades de comercialização”, disse o coordenador do Feira Produtiva lembrando que já foram beneficiadas associações localizadas nos distritos de Tiquaruçu, Maria Quitéria, Matinha e também na sede. O projeto Feira Produtiva é executado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os recursos são do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Mutirão de limpeza também será realizado nos distritos

Os mutirões de limpeza pública promovidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) chegam à zona rural de Feira de Santana. O primeiro distrito a ser contemplado com a medida será Humildes, onde todo o aparato para recolhimento de resíduos sólidos estará mobilizado, além de equipes da operação Bota Fora, para remoção de objetos inservíveis, e de campanhas educativas orientando horários da coleta pública e hábitos preventivos para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunia e Zika.
 
As ações foram iniciadas no dia 10 deste mês, contemplando os bairros Serraria Brasil, Brasília, Loteamento Lorena e conjuntos Jomafa e Luiz Eduardo Magalhães. E prossegue até esta quarta-feira, 25, no bairro Irmã Dulce.
 
O secretário da Sesp, Justiniano França, explica a importância da iniciativa visando evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. “Durante esta ação estamos orientando os moradores sobre a adoção de algumas medidas preventivas e a necessidade de evitarem o acúmulo de vasilhames que possam acumular água parada”, ressaltou.
 
Durante a operação, somente em quatro residências a Sesp removeu 15 caçambas de materiais inservíveis que poderiam servir de criadouros para o mosquito. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos agentes de endemias.