Bahia

Campanha do Detran flagra quadriciclos irregulares em Praia do Forte

Acontece todo o ano
Da Redação , Salvador | 06/11/2016 às 10:31
De verão a verão acontece a mesma coisa
Foto: Detran
O supervisor de condomínio Daniel Higa, 45 anos, relata que vê com frequência crianças e adolescentes pilotando quadriciclos em Praia do Forte, no litoral norte baiano. "Durante os feriados e no verão é ainda pior. Eles não usam capacete ou qualquer tipo de equipamento de segurança. Sem contar que ainda levam mais de três pessoas na garupa e fazem manobras perigosas".

O uso irregular dos veículos foi flagrado pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) neste sábado (05), durante a segunda edição da campanha
educativa " Quadriciclo não é brinquedo", promovida pelo órgão no destino turístico. Houve a distribuição de material informativo sobre legislação e os riscos de acidentes. " Encontramos dez quadriciclos sem emplacamento e condutores sem habilitação e capacete, mas sabemos que o número é bem maior. O mais grave é ver crianças pilotando, com o consentimento dos pais. Hoje, estamos apenas orientando, mas a blitz vem aí vai punir os infratores", alertou a servidora do Detran, Marcelle Andrade.

O administrador de empresas Adalberto Cardoso, 58 anos, foi surpreendido pela campanha quando se preparava para dirigir o quadriciclo de forma irregular. "Não sabia sobre emplacamento e nem o tipo de capacete obrigatório. Agora vou ficar legalizado, porque, se está na lei, temos que cumprir. Esse alerta do Detran foi importante para tirar minhas dúvidas".

A circulação de quadriciclos em vias urbanas foi regulamentada pelo resolução 573 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro de 2015. Os veículos precisam ser registrados e licenciados no Detran e os condutores devem ter habilitação categoria B, a mesma para carros. O uso de capacete e viseira é obrigatório para condutor e passageiros. As regras valem também para o modelo de veículo elétrico de quatro rodas, com cabine fechada. Neste caso, o cinto de segurança e airbag frontal são obrigatórios.