Bahia

Unidade do Sine Bahia completa 1º ano com mais de 48 mil atendimentos

A unidade prestou 48.456 atendimentos à população
Secom Itabuna , Itabuna | 20/07/2016 às 14:17
Unidade do Sine Bahia em Itabuna
Foto: Pedro Augusto

A unidade do Modelo do SineBahia comemora o primeiro ano de atividades, na próxima semana, em sua sede na Avenida Inácio Tosta Filho, onde está instalada desde o ano passado pela Prefeitura de Itabuna em convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Neste período a unidade prestou 48.456 atendimentos à população, inclusive com a elaboração de um cadastro de empresas e já tendo encaminha ao mercado de trabalho mais de 1.500 trabalhadores.

Além disso, a comemoração acontece no momento em que a unidade disponibiliza mais de 250 vagas de empregos, sendo 14 delas destinadas a pessoas com deficiência. O SineBahia oferece ainda cursos gratuitos em técnicas de venda, qualidade em atendimento e oficinas de orientação para o mercado de trabalho visando à capacitação de mão de obra.

De acordo com a coordenadora do SineBahia,  Kerollayny Behrmann Santos, um total de 169 pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho nos últimos meses nas dez turmas de técnicas de vendas que já foram formadas. “Somente neste curso emitimos 169 certificados enquanto nas turmas de qualidade no atendimento foram mais de 220 certificados, totalizando a certificação de 339 trabalhadores. Não só encaminhamos as vagas como também capacitamos a mão de obra”, explicou.

Já no Programa de Intermediação para o Trabalho Autônomo (Patra) que tem como objetivo promover a autonomia e renda para prestadores de serviço que não têm carteira de clientes, através de ações integradas de intermediação para atender às necessidades dos clientes demandantes, Itabuna possui 46 profissionais cadastrados, sendo 20 da construção civil.  “O programa proporciona oportunidades de qualificar/requalificar o profissional, ensinando-lhes as técnicas necessárias para execução do seu trabalho com eficiência, segurança e responsabilidade”, diz Kerollayny.

Segundo a coordenadora, os trabalhadores autônomos têm suporte e orientação para que os mesmos possam construir sua carteira de clientes; facilita o acesso à oportunidade de renda, através da intermediação realizada por um serviço público de qualidade; encaminha, para os clientes do Programa, profissionais capacitados para os serviços demandados”, explicou a coordenadora da unidade que falou ainda sobre os interessados em concorrer a um vaga. “Para concorrer a uma das vagas, basta ir a unidade do Sine munidos de originais da carteira de trabalho, carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS. O atendimento é feito das 8h às 14h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 8h”, concluiu.