A Secretaria da Educação do Estado divulga, nesta quarta-feira (20), os 21 vencedores do 2º edital de literatura infantil de autores baianos. As obras ilustradas, com ênfase na cultura da Bahia, garantem aos vencedores o prêmio de R$ 10 mil e serão utilizadas no processo de alfabetização das crianças das redes estadual e municipais. Esta é uma ação do programa Educar para Transformar, que tem como principal meta a alfabetização das crianças com até oito anos de idade. O programa já está distribuindo 1,5 milhão de livros de literatura infantil (1º edital), Língua Portuguesa e Matemática. Em 2016, a meta é beneficiar 509 mil crianças.
A seleção de novas publicações de autores baianos foi um compromisso assumido pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na Bienal do Livro, em 2015. “O programa Educar para Transformar garante o direito de aprender de todas as crianças e o processo de alfabetização passa pelo estímulo à leitura. O primeiro edital foi uma grande inovação no contexto baiano e esta experiência potencializou a participação dos autores baianos neste segundo edital”, declara o secretário Osvaldo Barreto.
O edital contou com 87 inscritos, entre crianças e autores de diversas regiões do Estado. As obras inscritas passaram por avaliação de uma comissão composta por doutores, mestres e especialistas com experiência em seleção de material didático para o trabalho com crianças, que avaliou e emitiu parecer com recomendação de ajustes, para assegurar a possibilidade de integração do material dentro da proposta pedagógica do programa de alfabetização.
Os títulos selecionados são referenciados na realidade da Bahia, com linguagem e ilustrações, que criam nas crianças uma identificação, e contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. A previsão é que os livros sejam distribuídos no Ano Letivo 2017. Na primeira edição, foram selecionados 19 títulos, de 16 autores baianos.
Veja a lista dos selecionados
Kalypsa Kardinaly Spuza Brito – A FADA DIA E O DUENDE MANTE
Priscilla Moreira Gonçalves Rigueira – A SEREIA DO RIO VERMELHO
Danilo Sérgio Campos Dias – ALVINHO
Fábio Brito dos Reis – ANALÚ E AS AVENTURAS NA CASA ENCANTADA
Eduardo Oliveira Miranda – ARIELE E OS ENCANTOS DO IJEXÁ
Janete Lainha Coelho – BRINCANDO E RIMANDO EU ANDO
João Paulo Pinto do Carmo – CACHOS DE DENDÊ – A HISTÓRIA DE UMA MENINA CHAMADA FELIPA
Saulo Matias Dourado – CADA NOME É UMA ESTRELA
Elionária de Araújo Teixeira – CONTO E RECONTO: CASOS E CONTOS
Maria das Graças da Silva Pinho Bittencourt – CURIOZINHO CURIOSINHO
Luciana Rezende Rocha – DONA PASSARINHA E O MENINO
Cristiane Cunha Matos – JUMEU E JUMIETA
Fagna Souza Martins – LEMBRANÇAS DA PEQUENA FAFÁ
Fabiana Jane Alves dos Santos – MAIS DO QUE BRINCADEIRA
Clarissa Bittencourt de Pinho e Braga – MALICA E SUA CANGA
Paulo Henrique Setúbal de Castro – A CURUPIRA E A FLORISTA AMEAÇADA
Juliana Silva Santos – O PEIXE PÁSSARO E O SEGREDO DO SOL
Iana Braga Marques – O POTE DE KAUÊ
Laura Castro de Araújo – PÉ DE PALAVRA
Bruna Roberta Velame Moraes – QUITA EM GRANDE ESTILO
José Antônio Moreno Carvalho – TOMATE, PIMENTÃO E CIA