Bahia

SERRINHA: PROCISSÃO DO FOGARÉU e Bacalhau da Barão animam Semana Santa

Festejos começam hoje e vão até o domingo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/03/2016 às 09:33
Encenação teatral da Semana Santa na Colina de Santana, Serrinha
Foto: TB
   A Semana Santa em Serrinha - cidade da região do Sisal distante 178 km de Salvador - começa a partir desta quinta-feira, 24, com a Procissão do Fogaréu pelas ruas da cidade até a Colina de Senhora Santana onde acontece uma encenação teatral e a abertura do Bacalhau da Barão com a apresentação da Filarmônica 30 de Junho, a partir das 17 horas.

  A Procissão do Fogaréu de Serrinha tem 86 anos de existência e foi organizada na cidade pelo padre Carlos Ribeiro, o qual copiou de uma encenção que havia em Salvador e revelava a busca e prisão de Jesus Cristo pelas tropas do Império Romando que dominavam a Judéia, no Monte das Oliveiras, e sua posterior exceução na cruz por subversão à ordem pública.

   Naquela época, os romanos executavam os ladrões e os messias, os quais consideram pertubadores da ordem, nas cruzes. Foi o caso de Jesus no governo de Pôncio Pilatos. Nasce a partir daí o cristianismo oficializado no governo de Diocleciano.

   Em Serrinha, a procissão originalmente só tinha a partipação de homens e percorria apenas algumas ruas da cidade deixando a igreja matriz na Praça Luiz Nogueira pegando a Rua Direita, seguindo até o Largo da Matança e depois até a Rua da Estação quando subia novamente até a Luiz Nogueira e voltava à matriz.

   Hoje, a procissão além de ter incorporado uma encenação teatral, há romanos estilizados que seguem toda a procissão, um jovem representando Jesus sendo conduzido preso e sua crucificação na Colina de Santana. Também participam do cortejo homens e mulheres.

   NA SEXTA FEIRA

   Na sexta-feira os serrinhenses sobem o Morro mais alto nas cercanias da cidade para orar a peregrinar por uma via sacra. São milhares de pessoas que fazem esse trajeto - algo em torno de 4k a partir do centro da cidade. Do alto do morro tem-se uma bela vista da cidade.

   Acontece também na sexta o Bacalhau da Barrão em seu sexto ano uma brincadeira lúdica na Rua Barão de Cotegipe com serviço de bacalhau, shows com artistas locais e encontro dos amigos de Serrinha. No sábado de Aleluia há judas na cidade, entre eles, o do Bacalhau da Barrão. Tem também brincadeiras para as crianças - quebra pote, pau de sebo e corrida de saco.

   No domingo tem o baba da Barão e a procissão do Senhor Morto na Praça Miguel Carneiro.