Bahia

Faxinaços em Itabuna contra Aedes aegypti são destaque na CNM

A Agência de Notícias CMN entrevistou o prefeito Claudevane Leite que relatou os esforços empreendidos por sua administração
Secom Itabuna , Itabuna | 01/03/2016 às 17:48
Faxinaço no bairro São Caetano
Foto: Martone Oliveira

            Os faxinaços e mutirões desenvolvidos pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde contra o Aedes aegypti mereceram destaque no site oficial da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). Além de considerar a cidade como uma das melhores do ranking do Brasil ano passado, a Agência de Notícias CMN entrevistou o prefeito Claudevane Leite que relatou os esforços empreendidos por sua administração que baixou os índices de infestação do Aedes aegypti de 27%, em 2013, para 13%, no ano passado de acordo com o LIRAa.

            “Conseguimos diminuir, pouco mais da metade, mas ainda é alto. Com essa epidemia generalizada no país, nós também não fugimos a regra”, relatou Vane sobre o cenário. Também falou dos investimentos em treinamento dos agentes de endemias e comunitários de saúde e o trabalho de conscientização da população, que foram responsáveis por mudar a realidade enfrentada pelo município, e reafirmou a disposição de sua administração na execução dos faxinaços. 

            ESTRATÉGIA

            A estratégia de mobilizar coordenadores, enfermeiros e funcionários das secretarias participaram no chamado faxinaço – coordenação da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do governo do Estado também mereceu relato na reportagem da Agência de Notícias CMN. “Entre 8h e 12h, a estratégia foi mobilizar a comunidade e conscientizá-la para a necessidade de combater o mosquito”, diz um trecho.

“Ocorre a distribuição de material informativo com destaque para o apelo principal de as famílias não deixem água parada em suas casas e evitem criar ambientes favoráveis a proliferação de larvas do inseto. No restante do dia, luvas e sacos de lixo se transformaram em armas contra o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika”, acrescenta.

            O faxinaço no bairro São Caetano, primeira área da cidade a receber a ação, é descrito na reportagem. “Pelo menos dois caminhões de lixo recolheram objetos sem utilidade ou valor durante a ação. O secretário de Saúde do Município, Paulo Bicalho, falou sobre a preocupação com a quantidade de casas fechadas e tanques cobertos com telhas de amianto onduladas. Segundo ele, é um convite ao mosquito para depositar seus ovos nestes locais que se transformam em criadouros de larvas. As pessoas devem vedar os depósitos e tanques com telas ou lençóis. A cobertura inadequada afeta todo o trabalho de prevenção”, justificou.

            “No geral, a ação foi positiva e bem correspondida pela comunidade local. Os moradores reconheceram a problemática e sinalizaram a intenção de substituir as telhas por telas, no caso dos tanques. Os registros de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti propiciaram o mutirão. A Prefeitura vai promover algumas intervenções mais radicais em residências do bairro onde foi diagnóstico gravidade. Também promoverá o faxinaço em outros bairros”, narra a Agência de Noticias CNM.