Bahia

LAURO lança plano emergencial de combate ao Aedes Aegypti

O Plano Emergencial Municipal de Combate ao Aedes aegypti e Atenção à Tríplice Endemia divide-se em cinco eixos
Decom Lauro de Freitas , Salvador | 18/02/2016 às 18:37
LAURO lança plano emergencial de combate ao Aedes Aegypti
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), promoveu na manhã desta quinta-feira (17), o lançamento do Plano Emergencial Municipal de Combate ao Aedes aegypti e Atenção à Tríplice Endemia, no Cine Teatro, localizado no Centro, com a participação do médico infectologista, Antônio Carlos Bandeira, que ministrou uma palestra para agentes comunitários de saúde e de combate à endemias.

“Agradeço o convite do prefeito e do secretário e parabenizo a prefeitura pela iniciativa na implantação do plano emergencial. Acredito que esse envolvimento mundial está acontecendo a partir da descoberta do Zika. Não tem um ano que descobrimos e nesse curto período essa grave doença tomou proporções mundiais, sendo considerada emergência mundial, decretada pela Organização Mundial da Saúde. Sou morador de Lauro de Freitas há 18 anos e sei com propriedade que é fundamental a participação de cada cidadão”, explanou o infectologista que atua nos hospitais Aliança e Couto Maia, além de prestar consultoria no Hospital Geral de Camaçari.

Estiveram presentes o prefeito Márcio Paiva; a primeira-dama, Adriana Paiva; o secretário municipal de saúde municipal, Emanuel Carvalho, representantes do poder Legislativo municipal, secretariado, militares da Base Aérea de Salvador (BASV) e sociedade civil. No primeiro momento da atividade, Doutor Bandeira, que participou da equipe de pesquisadores que descobriu o vírus Zika no Brasil, expôs um relato sobre o mosquito Aedes aegypti no país, também vetor da Dengue e da Chinkungunya, além de atualizar os presentes acerca da pesquisa sobre vacinas e complicações neurológicas decorrentes, como a microcefalia. Em seguida, o secretário de saúde, Emanuel Carvalho, apresentou o plano, identificando os cinco eixos que tangem a estratégia do poder público.

“Passamos o mês de janeiro elaborando um plano que abrangesse todos os campos, desde a capacitação dos agentes de saúde à assistência as gestantes e crianças com microcefalia. Já montamos uma equipe de trabalho voltada para execução do plano emergencial e esse chamado para que o cidadão seja fiscalizador, seja um agente de endemias é por saber, através do Ministério da Saúde, que se cada um dispuser de 15 minutos diários de fiscalização em sua residência, não haverá criadouros do mosquito. E estamos todos nessa luta e vamos vencer essa guerra”, declarou Carvalho.

Algumas dúvidas dos presentes foram tiradas pelo infectologista sobre o tema, que se colocou à disposição da gestão para contribuir com a execução do plano no que se refere à atenção às gestantes e as crianças com diagnóstico de microcefalia.

“É importante que todos entendamos que essa é uma luta coletiva, onde todos estão contra o mosquito. O clima do nosso país é favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e precisamos da atenção, da atuação de todo laurofreitense. A prefeitura vem para reforçar o trabalho já desenvolvido pelos agentes, colocando em prática a transversalidade com as secretarias de Serviços públicos (Sesp), Infraestrutura (Seinfra), Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Educação (Semed), com apoio da Base Aérea, das instituições de ensino, de todo profissional de saúde que queira colaborar e da sociedade. Nós precisamos combater diariamente o mosquito”, destacou o prefeito Márcio Paiva.

 

O Plano:

 

O Plano Emergencial Municipal de Combate ao Aedes aegypti e Atenção à Tríplice Endemia divide-se em cinco eixos:

-Combate ao mosquito;

-Atenção especial nas emergências;

-Alerta vermelho nas unidades básicas de saúde;

-Cuidado especial às gestantes;

-Cuidado especial às crianças com microcefalia;

-Capacitação dos profissionais que atuam como agentes comunitários de saúde e de combate à endemias.