Respeito, tolerância, justiça e generosidade no ambiente escolar são abordados em Workshop
Secom , Feira de Santana |
02/12/2015 às 18:24
Feira em permanente diálogo com professores
Foto: Andreyse Porto
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A importância de evidenciar valores positivos é destaque no evento
Promover uma formação mais ética para as crianças e evidenciar valores como respeito, tolerância, justiça e generosidade no ambiente escolar. Estas foram algumas das propostas apresentadas no "I Workshop: por uma convivência ética na escola" que reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores das redes municipal, estadual e privada, durante todo o dia, na Fundação Senhor dos Passos, bairro Baraúnas.
O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – GEPEM, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O workshop abordou duas vertentes principais: pensar o currículo a favor do desenvolvimento moral dentro do ambiente escolar, trabalhando a convivência saudável com apoio da literatura; e questões como o bullying e o desrespeito ao espaço do outro. As discussões visam influenciar positivamente as escolas, principalmente no que se refere à formação ética dos indivíduos.
“O que eu devo fazer para que a minha sala de aula seja justa? Para que meu ambiente escolar seja mais ético?”, questionou aprofessora Sanderli Bicudo Bonfim, especialista em relações interpessoais na escola. Sanderli, que além de pesquisadora, atua em sala de aula, proferiu palestra sobre dois temas: “A literatura infantil como ferramenta para o trabalho com desenvolvimento moral na escola” e “Bullying: quem tem medo?”.
“Se a gente deseja que as crianças aprendam determinados valores, é preciso que os professores os pratiquem e sirvam como exemplo. Os alunos devem praticar o respeito não por medo de perderem algo ou serem repreendidos, mas sim por que o outro merece ser respeitado, por que eles precisam se colocar no lugar do outro”, explica Sanderli.
Olinete Vieira atua como estagiária na Escola Municipal Novo Horizonte, no distrito de Humildes, e já convive com os desafios dos conflitos vivenciados em sala de aula. “Precisamos saber como nos comportamos com as crianças, por isso é importante discutir este assunto. Sabemos que com o apoio da família, a escola sempre pode ajudar”, avalia.
O workshop apresentou também o relato de experiência vivido pela professora Izabella Saback da Costa. O tema discutido pela professora, que também é psicopedagoga, foi o uso da literatura infantil para o desenvolvimento da moral.
“Convivi em uma sala de aula onde existia um conflito, uma criança que hostilizava a outra. Decidi apresentar uma história que representasse a realidade vivida por aqueles alunos para direcionar a resolução do problema, e deu certo. As crianças se apropriam das narrativas, pois se identificam com as personagens e as veem como intermediadores da realidade”, explica Izabella.