Evento reuniu dezenas de serrinhenses no Restaurante Grande Sertão, em Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/11/2015 às 15:27
Galera de Serrinha durante o evento
Foto: DIV
O Encontro dos Amigos de Serrinha no Restaurante Grande Sertão, no último sábado, reuniu dezenas de serrinhenses num congraçamento perfeito. Estiveram presentes filhos de Serrinha que residem em Salvador e Região Metropolitana, o prefeito Osni Cardoso e caravana, e muitos serrinhenses que vivem nesta cidade e só vieram a Salvador para esse evento.
Foram homenageados o jurista Rubem Nogueira (in-memória), com saudação da professora Evoá Ferreira, e o pintor e escultor Edson Peixinho da Silva (Maninho) com saudação de Joseval Passos. Em nome da familia Nogueira falou José Nogueira, sobrinho de Rubem, o qual detsacou o "nobre e carinhoso gesto dos conterâneos serrinhenses". E o próprio Maninho, emocionado, falou da gratidão em receber a homenagem.
Para Joseval Passos, "Maninho é um talento plural, um tótem sagrado de Serrinha, terra que o acolheu, cresceu, se desenvolveu, constituiu uma linda família, recebeu o título de "Cidadão Serrinhense" da egrégia Câmara de Vereadores, num momento muito feliz, em reconhecimento a sua imensurável contribuição à cultura, cidadania, como exemplo, a autoria da Bandeira do Município, brasão, esculturas, músicas de exaltação, quadros etc, que com sua sensibilidade retrata, como ninguém, o âmago da alma Serrinhense em suas nuances e sutilezas".
Comentou ainda Passos que, "As vezes injustiçado, não reconhecida a sua autoria, em algumas ocasiões, mas Maninho segue, com altivez, perseguindo sonhos, concretizando ideais, topando desafios em novos projetos, pois esta é a razão principal do artista: criar".
A festa foi belissima e animada numa cantoria com Zito do Forró, Braúna e Seus Amigos, Gereba e Fábio Paes. Houve ainda distribuição de alguns brindes e livros.