Como parte das ações do Programa de Melhoria da Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Itabuna, através das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Transportes e Trânsito (Settran), implantou na manhã de hoje mais duas faixas elevadas para travessia de pedestres. Desta vez em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, em cada uma das pistas. A implantação, além de favorecer a mobilidade urbana, concede maior acessibilidade aos cadeirantes, idosos e crianças, por se tratar de uma extensão de calçada, livre de obstáculos com rampas no trajeto calçada-pista.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva, além da atual, as avenidas José Soares Pinheiro e Juracy Magalhães já contam com faixas elevadas para travessia de pedestres e outras dez faixas serão instaladas ao longo das avenidas Aziz Maron e Manoel Chaves e numa via do bairro Conceição.
“Estão sendo beneficiadas com faixas elevadas áreas em frente a colégios e áreas de grande fluxo de pedestres como, por exemplo, o final da Avenida Juracy Magalhães em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima”, explicou o secretário. Roberto José falou ainda sobre a importância do projeto que “propiciará aos condutores maior visibilidade do local da travessia de pedestres”.
A faixa elevada para pedestres trata-se de uma rampa com mínimo 4 metros de comprimento e altura de 15 centímetros, com sinalização adequada de acordo com o estipulado pela Resolução n° 495, de 5 de Junho de 2014, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Com a faixa, o condutor é obrigado a reduzir a velocidade, garantindo ao pedestre mais segurança”, assinala Roberto.
SINALIZAÇÃO
Desde segunda-feira, 16, a Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito está fazendo a recomposição dos conjuntos semafóricos e placas de sinalização da Avenida Inácio Tosta Filho, na região da Praça José Bastos, no centro da cidade. Naquela área, a ciclovia foi estendida em mais 100 metros, estando, agora, interligada com a Avenida Amélia Amado.
As novas placas foram colocadas e sinalizam melhor tanto a ciclovia quanto a faixa de segurança, que também foi recuperada. Na localidade também houve a relocação da Praça de Táxi (Praça 1), atendendo ao pedido dos próprios taxistas.