Bahia

Fogo toma proporções gigantescas e consome Parque Nacional da Chapada

As ações do governo do Estado são efetivas na Chapada mas não impedem avanço do fogo
Jornal da Chapada , Itaberaba | 14/11/2015 às 12:24
Fogo sem controle na Chapada Diamantina
Foto: Edmar Carvalho
O foco de incêndio que começou na quarta-feira (11) tomou proporções gigantescas nesta sexta (13) em área de difícil acesso na Chapada Diamantina. De acordo com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo na região do Mucugezinho, começa em Campo de São João, distrito de Palmeiras, e segue até o Barro Branco, em Lençóis.

 Em contato com o Jornal da Chapada na noite desta sexta (13), o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), Cézar Gonçalves, explica que há um foco regional que envolve esses dois municípios e alerta para que turistas evitem trafegar pela área.

“O que a gente não recomenda que as pessoas façam é percorrer a trilha Lençóis/Pai Inácio, que sai do Barro Branco, pois o fogo está bem nesta região, então é perigoso”. A trilha é muito utilizada por ciclistas, e a atitude é para evitar maiores problemas, já que o “fogo pode avançar por outros trechos”. Ainda conforme Gonçalves, há outro foco no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, mas é um foco que já está há muito tempo e está controlado.

“O fogo está localizado no Vale, mas não está se expandindo, já foi combatido diversas vezes, mas não tem como apagar ele, devido a localização geográfica dele”. O ICMBio ainda não consegue avaliar o estrago causado pelas queimadas. “Não temos noção da extensão, porque estamos muito concentrados em controlar, ainda não tomamos este tipo de medida”, completa.