A tecnologia de atendimento da Rede SAC, reconhecida nacional e internacionalmente, será aplicada no Serviço de Atendimento Municipal (SAM) de Barreiras, a 850 quilômetros de Salvador. Fruto da parceria entre as administrações estadual e municipal por meio de termo de cooperação técnica, o projeto tem como objetivo promover a melhoria da prestação de serviços municipais em Barreiras, com base no Modelo de Atendimento SAC. Responsabilidade de Secretaria da Administração (Saeb), a entrega do projeto aconteceu durante o mês de outubro.
O modelo de atendimento inclui a definição de fluxos e orientações pra funcionamento da unidade, desenvolvimento de projeto arquitetônico, disponibilização do Sistema Atende para distribuição de senhas e gerenciamento de filas e treinamento em atendimento ao público. Entre os benefícios para os usuários de Barreiras está a celeridade do atendimento aos moradores da cidade e região, além da redução dos custos, praticidade, conforto e a qualidade dos serviços prestados.
Os recursos para implantação e operacionalização do SAM Barreiras foram assumidos pelo município e a gestão da unidade ficará a cargo da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Quando implantado, a unidade irá reunir serviços atualmente prestados pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, de Administração, da Fazenda, de Infraestrutura e Obras, de Meio Ambiente, de Segurança Cidadã e de Serviços Públicos e Transporte.
Com o desafio de expandir e consolidar a excelência do atendimento em órgãos públicos que mantêm contato direto com o cidadão, o SAC tem levado seu modelo de atuação não apenas para municípios do interior do estado, como Barreiras e Santo Antônio de Jesus, mas também para outros órgãos da própria administração estadual.
A expertise do SAC foi compartilhada com o criação do SAC Empresarial, do SAC Servidor e do SAC Educação. O modelo de atendimento também foi implantado na Central de Atendimento do Detran, no ambulatório do Hospital Roberto Santos, no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e no Serviço Estadual de Oncologia (Cican).